Fátima, 12 fev 2023 (Ecclesia) – Os dois símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) vão integrar o programa da Peregrinação Internacional Aniversária de 13 de maio ao Santuário de Fátima, esta sexta-feira e sábado.
“Na próxima peregrinação de 12 e 13 de maio de 2023 contaremos com a presença dos símbolos da JMJ que, estando na Diocese de Leiria-Fátima, serão integrados nas celebrações da Cova da Iria”, disse o reitor do santuário, o padre Carlos Cabecinhas, no Encontro de Guias-Intérpretes do Santuário de Fátima.
Segundo o programa enviado à Agência ECCLESIA, pela Diocese de Leiria-Fátima, a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora estão na Vigararia de Fátima e são entregues ao santuário mariano, pelas 21h00, para integrarem o programa da Peregrinação Internacional Aniversária, dos dias 12 e 13 de maio.
O Serviço diocesano de Pastoral Juvenil convida “particularmente para a Via Sacra nos Valinhos”, com a Cruz Peregrina, entregue pelo Papa São João Paulo II aos jovens, que começa às 02h30, após a adoração Eucarística, a veneração dos pastorinhos e a oração do rosário, a partir das 00h00, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário.
Os Valinhos eram um lugar familiar aos jovens videntes que por ali presenciaram também as aparições do Anjo, na primavera de 1916, e a de Nossa Senhora em agosto, de 1917.
A primeira grande peregrinação do ano em Fátima vai ser presidida pelo cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano; Em outubro de 2016, o chefe da diplomacia vaticana presidiu na Cova da Íria à última peregrinação internacional aniversária que precedeu a deslocação do Papa Francisco ao santuário, para a celebração do centenário das aparições, em maio de 2017.
A Jornada Mundial da Juventude vai “marcar a vida do santuário ao longo deste novo ano pastoral, com a presença do Papa em Fátima”, referiu o padre Carlos Cabecinhas.
O Santuário de Fátima está a preparar-se para “acolher os muitíssimos jovens que, assim acreditamos, nos visitarão por ocasião da Jornada Mundial da Juventude”, não só nos quinze dias que antecedem o evento, mas também nos dez dias posteriores à JMJ, explicou no Encontro de Guias-Intérpretes do Santuário de Fátima.
O reitor daquele santuário anunciou que, integrado na dinâmica da Jornada Mundial da Juventude, “tem para oferecer, sobretudo no período que precede e no período que se segue à JMJ, um programa dirigido sobretudo aos jovens”.
LFS/CB
Fátima: Secretário de Estado do Vaticano preside à peregrinação aniversária de maio