Fátima, 25 fev 2017 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima acolhe entre hoje e terça-feira a Semana de Estudos sobre a Vida Consagrada, este ano com o tema «Consagrados ao serviço da vida».
Os trabalhos são inaugurados pelo professor da Universidade da Beira Interior, António Campelo Amaral, numa intervenççao sobre «O sentido da vida e o seu cuidado»; às 17h00, o sacerdote dehoniano Paulo Jorge Moreira Coelho aborda o tema «A glória de Deus é o homem vivo», lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.
«O clamor dos pobres e da justiça» pelo padre José Agostinho de Figueiredo Sousa e um painel sobre a «Dignidade e defesa da vida» com as médicas Margarida Neto e Isabel Galriça Neto são as temáticas centrais de domingo.
Guilherme d´Oliveira Martins e o padre Tolentino Mendonça são dois dos oradores do dia 27, e vão refletir sobre «O sonho da paz e da reconciliação» e «Jesus Cristo: “Eu sou a vida”», lê-se no programa da Semana de Estudos sobre a Vida Consagrada.
Na tarde do mesmo dia, o painel «Histórias de vidas» com testemunhos sobre Pessoas com deficiência e no mundo das prisões domina as atenções desta iniciativa da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP).
«Vida consagrada ao serviço da vida»; «Qualidade de vida consagrada»; «O Espírito Santo, senhor e dador de vida» e «Nossa Senhora de Fátima, cúmplice do Espírito Santo» são os temas das conferências do último dia, sendo as duas últimas proferidas pelo sacerdote claretiano, José Cristo Rey García Paredes.
LFS