Fátima, Santarém, 21 jan 2016 (Ecclesia) – A seleção feminina de futebol da Polónia, em Portugal para disputar dois jogos de preparação para o Campeonato da Europa Holanda 2017, celebrou uma Eucaristia no Santuário de Fátima.
“Somos católicos, por isso Fátima é muito importante para nós. Temos o nosso santuário em Cz?stochowa e a ligação a Fátima é inevitável”, disse o treinador Wujciem Basiuk, em declarações à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima.
As jogadoras da seleção feminina de Futebol da Polónia, que jogou com a congénere portuguesa na terça-feira, no Estádio Municipal da Marinha Grande, onde perdeu por uma bola, aproveitou o dia de descanso e participaram na celebração na capela da Casa de Nossa Senhora das Dores.
“Estar aqui tão e não vir ao Santuário era estranho, tínhamos de vir celebrar uma missa aqui. Não temos muito tempo, temos dois jogos, mas há sempre um sinal de Nossa Senhora, dos Pastorinhos e tínhamos de vir”, acrescentou Wujciem Basiuk.
O padre Remigiusz Tobera, que acompanha a seleção feminina polaca, destacou a ligação entre Fátima e o Papa São João Paulo II.
“Enquanto atletas a fé é algo muito importante, e para estas atletas, oriundas da Polónia, foi importante recordar o quão João Paulo II era ligado a Fátima”, explicou, recordando o atentado sofrido pelo pontífice polaco, em Roma, num dia 13.
“O nosso povo estará sempre ligado a Fátima”, frisou o padre Remigiusz Tobera.
As seleções femininas voltam a defrontar-se hoje às 15h00, no municipal da Marinha Grande, em novo jogo de preparação para o Campeonato da Europa Holanda 2017.
SISF/CB