Recomendações para quem vai na estrada a caminho da Cova da Iria
Fátima, 06 mai 2017 (Ecclesia) – Com a visita do Papa Francisco ao Santuário de Fátima, para a celebração do 12 e 13 de maio, é esperado um aumento do número de peregrinos.
A Direção Geral de Saúde (DGS) apresentou um vídeo na sua página online onde alerta para os cuidados a ter nas peregrinações.
O organismo central do Ministério da Saúde publica ainda informação sob a forma de panfleto que pode ser impresso e pode acompanhar o peregrino com um conjunto de recomendações para melhor saúde e bem estar.
Já o site oficial da visita do Papa a Portugal recomenda aos peregrinos o "uso de calçado confortável, nunca escolhendo calçado novo, e usar meias brancas, de algodão, sem costura, roupa de algodão, larga, clara e com mangas, agasalhos para a noite, protetor solar, óculos de sol, chapéu e guarda-chuva, entre outros".
Os peregrinos devem "beber água em quantidade e ter no farnel frutos secos e açúcar".
O site recomenda ainda que se evite o uso de bebidas alcoólicas, "optando por refeições leves e mais frequentes".
Os grupos de peregrinos devem, quando necessário, "reunir-se fora da estrada e nunca na berma" e na opção pelos caminhos devem privilegiar " vias secundárias" em detrimento de " Itinerários Principais (IP) e os Itinerários Complementares (IC)", sendo ainda aconselhável o uso de coletes refletores.
Entre outras recomendações, deve dormir pelo menos seis horas e manter uma higiene mínima.
A Proteção Civil lançou em abril a plataforma www.protecaocivilfatima.pt, com conselhos para os peregrinos que vão a Fátima a pé, de carro ou de autocarro.
LS
Notícia corrigida a 07.05.2017