Fátima: Santuário vive «semana maior» da vida cristã com «especial intensidade»

Fátima, Santarém, 25 mar 2016 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima destaca o programa das grandes celebrações do Tríduo Pascal que vão ajudar a viver os momentos “mais importantes e significativos” da Semana Santa, até ao dia 27 de março.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o Serviço de Informação do Santuário de Fátima divulga para além da “estrutura celebrativa fundamental” do Tríduo Pascal, entre Quinta-feira Santa e a solene Vigília Pascal, este sábado, destaca as horas de Laudes e Vésperas, orações da manhã e fim de dia, mas, igualmente, “a oração na agonia do Senhor, a Via Sacra e as celebrações marianas de sábado santo”.

“Ajudam-nos a esperar a ressurreição de Jesus com Maria e como Maria”, observa.

“A história cristã nasce na Páscoa. É à luz do Mistério Pascal que todos os mistérios da vida de Cristo ganham sentido e profundidade. Nele estão compreendidos e podem ser lidos todos os mistérios da sua vida”, assinala o reitor do Santuário de Fátima.

O padre Carlos Cabecinhas sublinha que é o Tríduo Pascal que “constitui o verdadeiro centro de todo o Ano litúrgico da Igreja”.

Neste contexto, do programa de hoje, Sexta-feira Santa, a celebração da Paixão do Senhor é vivida a partir das 15h00, na Basílica da Santíssima Trindade.

A partir das 21h00, a Via-Sacra realiza-se no Recinto de Oração e o ofertório é para os Lugares Santos de Jerusalém.

No Sábado Santo, dia 26 de março, após as Laudes na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, às 09h00, a Capelinha das Aparições acolhe a oração do Rosário, às 12h00, e a Oração a Nossa Senhora da Soledade às 15h00.

A Vigília Pascal começa às 22h00, na Basílica da Santíssima Trindade, seguida de Procissão Eucarística para a Capela do Santíssimo Sacramento.

Este Domingo de Páscoa, a Missa no Recinto de Oração inicia às 11h00, e a partir das 17h30, o mesmo espaço, recebe a Procissão Eucarística.

Segundo o comunicado, o Santuário de Fátima durante estes dias espera acolher sete grupos de peregrinos, oriundos de Espanha, Estados Unidos da América, Alemanha e Portugal, “num total de cerca de 1400 pessoas” que já se inscreveram no Serviço de Peregrinos.

CB

Partilhar:
Scroll to Top