D. António Marto viaja para o Brasil, no âmbito de um programa conjunto dos dois locais de culto que celebram jubileus em 2017
Fátima, Santarém, 16 mai 2014 (Ecclesia) – O bispo de Leiria-Fátima vai viajar hoje até Aparecida, no Brasil, para oferecer aos fiéis locais uma réplica da imagem de Nossa Senhora venerada na Capelinha das Aparições.
Numa nota enviada à Agência ECCLESIA pelo gabinete de imprensa do Santuário de Fátima, D. António Marto recorda que esta iniciativa está englobada num programa conjunto dos dois locais de culto mariano, “que celebram jubileus em 2017”.
Dentro de três anos, Fátima vai festejar “o centenário das aparições de Nossa Senhora” na Cova da Iria, enquanto Aparecida celebrará “o tricentenário do encontro da Imagem de Nossa Senhora da Conceição, no Rio Paraíba”.
“Tratando-se de dois dos mais importantes santuários marianos do mundo e de dois povos irmãos, unidos pela história e pela língua, como também pela mesma fé e pela grande devoção a Nossa Senhora” faz todo o sentido “celebrar conjuntamente tão significativos jubileus”, sustenta D. António Marto.
Acompanhado pelo padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, o prelado português vai este sábado entregar uma réplica de Nossa Senhora de Fátima ao cardeal arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
Às 17h00 locais (mais quatro em Lisboa), a imagem vai seguir em cortejo num carro do Corpo de Bombeiros desde a igreja de São Benedito até à Praça de Nossa Senhora Aparecida, onde será recebida por D. Raymundo Damasceno.
No domingo, durante a eucaristia das 07h30 no Santuário de Aparecida, será feita a “entronização da Imagem de Nossa Senhora de Fátima”, presidida por D. António Marto.
A seguir à missa proceder-se-á à “trasladação da Imagem de Nossa Senhora de Fátima para o monumento a Ela dedicado”, uma cerimónia que poderá ser acompanhada em Portugal através da TV Canção Nova.
Em Aparecida, a “expetativa para a chegada da Imagem de Nossa Senhora de Fátima é grande” e as comunidades católicas locais “mobilizam-se para que o momento seja de profunda espiritualidade para todos que acompanharem este momento histórico”.
Em entrevista à Agência ECCLESIA, a irmã Cenira Rodrigues, que integra a congregação das Mensageiras do Amor Divino, em Aparecida, destaca a relevância deste programa conjunto de celebrações entre os dois santuários marianos.
“É importante porque nos une como cristãos num só coração, todas as nações em torno da mesma mãe, cada um na sua devoção pelo título, em cada país, em cada lugar, mas todos nós estamos em torno da mesma mãe que nos leva para o mesmo filho, que é Jesus”, sublinha a religiosa.
Numa data ainda a definir, uma imagem de Nossa Senhora da Conceição de Aparecida virá até Portugal, acompanhada pelo cardeal Raymundo Damasceno, para ser entronizada no Santuário de Fátima.
As datas da celebração litúrgica de ambos os santuários são também significativas: o dia 13 de maio é dia festivo para os muitos devotos de Nossa Senhora de Fátima por todo o Brasil; e o dia 12 de outubro, celebração festiva de Nossa Senhora de Aparecida, é dia de grande peregrinação em Fátima.
Assim, no ano jubilar de 2017, D. Raymundo Damasceno vem presidir a uma grande celebração, em Fátima, e D. António Marto vai, em outubro, presidir a uma grande celebração em Aparecida.
JCP/LFS