Fátima, 14 jul 2021 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima vai dinamizar uma nova edição do ‘Projeto SETE’ que vai proporcionar aos jovens uma “experiência de imersão de voluntariado”, com momentos de oração e serviço aos peregrinos, em dois turnos no mês de agosto.
Na informação enviada hoje à Agência ECCLESIA, o santuário mariano explica que os jovens voluntários vão integrar, ao longo de seis dias, “tarefas de acolhimento direto”, mas também algumas “lides de preparação para o acolhimento e outros trabalhos de cariz interno”.
Neste contexto, cada participante vai participar em várias experiências em diversos espaços, nomeadamente na Cova da Iria, Aljustrel e nos Valinhos, e trabalhar no acolhimento dos peregrinos, no encontro com crianças, contactar com os peregrinos mais frágeis, dar orientações e informação, apelos ao silêncio, visitas acompanhadas, e colaboração nas tarefas do Departamento de Hospedagem, nas oficinas, entre outras.
Os voluntários do Projeto ‘SETE’, dos 18 aos 25 anos, vão ser distribuídos em dois turnos no mês de agosto – de 3 a 8 e de 10 a 15 – e cada grupo pode ter no máximo dez jovens.
Em cada semana do programa constam momentos de formação, para as diversas tarefas, momentos de reflexão sobre o sentido do voluntariado.
“Um mergulho na mensagem de Fátima e uma experiência íntima e pessoal daquilo que esta mensagem tem para oferecer, para ser possível conhecer-se em Deus”, explica a irmã Sandra Bartolomeu, do Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima.
O Santuário de Fátima dinamiza o projeto ‘SETE’ desde 2018, o nome do programa liga-se à sétima aparição de Nossa Senhora à irmã Lúcia, uma das três videntes, e em três edições já acolheu cerca de 124 jovens com diversas vocações e proveniências.
A irmã Sandra Bartolomeu, religiosa da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, refere que este ano também vão viver “uma edição muito particular”, como no ano passado, pelas circunstâncias da pandemia Covid-19 e “para salvaguardar as condições de segurança”.
O Santuário de Fátima informa que o alojamento e as refeições dos jovens voluntários são da sua responsabilidade mas esta atividade tem um custo de 20€ (vinte euros) e a data-limite de inscrição é 26 de julho.
CB/OC