Fátima: Santuário saúda instituição do Dia do Peregrino

Reitor fala em reconhecimento da «importância do fenómeno da peregrinação»

Fátima, Santarém, 01 jul 2014 (Ecclesia) – O reitor do Santuário de Fátima saudou a criação pelo Parlamento português do Dia do Peregrino, a celebrar a 13 de outubro, mostrando “regozijo e alegria” pelo reconhecimento da “importância do fenómeno da peregrinação”.

Em declarações divulgadas pela instituição, o padre Carlos Cabecinhas sublinha que a peregrinação é “um fenómeno vivo e que está muito presente no coração dos portugueses”.

“A escolha do dia, 13 de outubro, em que celebramos a última aparição de Maria em Fátima, não nos pode deixar indiferentes, por se tratar de um dia de grande peregrinação ao Santuário de Fátima, o que marcará, em cada ano, a pertinência da decisão tomada”, acrescenta.

O Parlamento aprovou a 27 de junho a instituição do Dia do Peregrino, que vai ser celebrado a 13 de outubro, uma proposta da maioria PSD/CDS que visa “dignificar o papel do peregrino na construção da sociedade portuguesa”.

O Santuário de Fátima precisa que o “importante fenómeno da peregrinação a pé até à Cova da Iria” é mais notório nos meses de maio, agosto e outubro, “próximo dos grandes dias de peregrinação”, embora nos últimos anos se tenha “alargado aos fins de semana ao longo do ano”.

Em 2013, passaram pelo Santuário de Fátima peregrinos vindos de 86 países e foi registada a presença de 4309 grupos de peregrinos.

Em termos de registo de grupos, são mais numerosos os oriundos de Portugal e, por ordem decrescente, Espanha, Itália, Brasil, Polónia, Estados Unidos da América, Coreia do Sul, Alemanha, Filipinas, França e Irlanda.

LDS/OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR