Primeira edição dos Cursos de Verão para jovens investigadores com nota positiva
Fátima, 18 jul 2016 (Ecclesia) – A primeira edição dos Cursos de Verão para jovens investigadores, que se realizou em Fátima por iniciativa do Santuário, trouxe a possibilidade real de “uma série de investigações inéditas” disse o coordenador dos cursos de verão.
“Nós temíamos que pudesse existir um afastamento das academias em relação ao Santuário e este curso vem dizer-nos que esse afastamento só existe se nós quisermos, porque as pontes existem, estão propostas e podemos aprofundá-las” disse Marco Daniel Duarte à sala de imprensa do santuário.
A iniciativa decorreu entre quinta-feira e sábado, intercalada com um programa complementar que possibilitou a participação nas atividades culturais do santuário.
A primeira edição do Curso intensivo de Verão para investigadores e jovens universitários teve como tema ‘Introdução ao fenómeno de Fátima’ e reuniu 55 participantes de várias áreas.
“Aquilo que nos deixa mais satisfeitos é a qualidade deste auditório que reuniu gente de várias áreas, que suscitou questões muito pertinentes e de grande nível”, sublinhou Marco Daniel Duarte, reconhecendo que muitas das questões constituem um desafio para o próprio Serviço de Estudos do Santuário que tutela.
De resto, para o responsável parece “importante” que Fátima não seja olhada “apenas” pela disciplina histórica ou teológica mas também pela “sociologia, antropologia, psicologia, geográfica humana, até direito, economia, marketing”.
Segundo o diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário, Fátima “é um campo inesgotável para análise” e têm chegado novos indicadores sobre a sua repercussão na sociedade portuguesa.
OC