Celebrações diárias regressam à Basílica da Santíssima Trindade e à Capelinha das Aparições
Fátima, 15 mar 2021 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima regressa hoje ao seu programa oficial diário, com celebrações abertas aos peregrinos, mantendo em vigor as regras sanitárias do distanciamento físico entre pessoas de agregados familiares diferentes, uso da máscara e frequente higienização das mãos.
O santuário mariano da Cova da Iria informa que diariamente são celebradas seis Missas – 07h30, 09h00, 11h00, 15h00 e 18h30 -, na Basílica da Santíssima Trindade e, às 12h30, na Capelinha das Aparições, onde rezam a oração do terço às 12h00, 18h30 e 21h30.
O Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) decidiu que as celebrações públicas da Missa são retomadas esta segunda-feira, 15 de março, mantendo a suspensão de procissões, incluindo o tradicional “compasso” da Páscoa.
O regresso das celebrações públicas vão decorrer de acordo com as orientações da Conferência Episcopal Portuguesa de 8 de maio de 2020 e “em consonância com as normas das autoridades de saúde”.
O Santuário de Fátima explica que o seu programa oficial diário regressa hoje, com celebrações abertas aos peregrinos, mas mantém as regras sanitárias que obrigam à manutenção do distanciamento físico entre pessoas que não sejam do mesmo agregado familiar, ao uso da máscara em todos os seus espaços e a frequente higienização das mãos.
Também esta segunda-feira, o santuário mariano abriu a sua livraria, que está a funcionar provisoriamente na Casa de São Miguel, entre as 09h00 e as 18h00, durante a semana, e até às 13h00, aos sábados e domingos.
Aos domingos, regressa também a oração de Vésperas às 17h30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.
O santuário de Fátima informa que vai manter as transmissões da Missa das 11h00 e do Terço às 18h30 e 21h30 no seu sítio online, em www.fatima.pt, no canal do Youtube, na sua página na rede social Facebook e no MeoKanal707070.
A celebração comunitária da Missa foi suspensa pela CEP no dia 23 de janeiro; a pandemia Covid-19 esteve também na origem da suspensão do culto público católico entre o dia 13 de março de 2020 e 30 de maio do mesmo ano.
Na informação publicada online, o Santuário de Fátima adianta que os seus espaços museológicos vão reabrir no dia 5 de abril e destaca a exposição temporária ‘Os rostos de Fátima – Fisionomias de uma paisagem espiritual’, no Convivium de Santo Agostinho, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade.
CB
Covid-19: Culto público é retomado esta segunda-feira (c/vídeo)