Fátima: Santuário regista aumento no número de peregrinos

Administrador fala em «recorde» de velas queimadas pelos participantes nas cerimónias de maio

Fátima, Santarém, 12 mai 2012 (Ecclesia) – O administrador do Santuário de Fátima revelou hoje que a instituição regista um “aumento” no número de pessoas presentes para as celebrações anuais do 13 de maio, falando  em “recorde” quanto ao total de velas oferecidas peregrinos.

O padre Cristiano Saraiva disse aos jornalistas que foram queimadas cerca de 19 toneladas de velas, oito entre as 08h00 e as 13h00 e as restantes 11 toneladas entre as 13h00 e as 21h00.

Segundo este responsável, o total “não é habitual”, destacando uma grande afluência de peregrinos à Cova da Iria, num total superior ao verificado noutras peregrinações internacionais de maio, o que está a ser justificado pelo facto de as cerimónias decorrerem este ano sábado e domingo, bem como pelas boas condições climáticas.

“Parece-nos que há um aumento no número de peregrinos: nestes últimos dias têm chegado bastantes grupos a pé e, esta manhã, no seu veículo”, referiu, sublinhando a “movimentação no interior do santuário” de milhares de pessoas.

Este responsável adianta que o local mais procurado, até ao momento, tem sido “o sítio onde as pessoas pagam as suas promessas, onde querem fazer as suas ofertas com as velas”.

Para o padre Saraiva, o total da cera queimada “é fora do normal”, ultrapassando mesmo os números registados durante a visita de Bento XVI, há dois anos, mas evita relacionar essa aumento com a situação de crise que se vive no país.

“Nós não gostaríamos de fazer essa relação direta entre as coisas”, observou. 

O sacerdote revelou ainda que o Santuário ultrapassou a sua capacidade de alojamento gratuito para os peregrinos a pé, disponibilizando a 1700 pessoas dormida, uma refeição ligeira e banho.

O Santuário de Fátima anunciou até ao momento a presença de 121 grupos organizados, oriundos de Portugal e outros 26 países.

A Guarda Nacional Republicana (GNR) adiantou, em comunicado, que os parques a norte do santuário estão completamente ocupados e que os locais de estacionamento, a sul, têm uma ocupação entre 85% a 60%.

“Verifica-se uma grande afluência de peregrinos na ordem dos milhares, que circulam nos itinerários de acesso ao Santuário de Fátima”, refere ainda a instituição, em comunicado.

A peregrinação internacional é este ano presidida pelo cardeal italiano D. Gianfranco Ravasi, responsável máximo pelo Conselho Pontifício para a Cultura, organismo da Santa Sé, e tem como tema ‘Eis a serva do Senhor’.

Em encontro com os jornalistas, o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, falou numa peregrinação “particularmente concorrida”, com um “aumento significativo dos peregrinos a pé”. 

O sacerdote da Diocese de Leiria-Fátima observou que, a respeito das contas do santuário, falta uma clarificação de “todos os aspetos” da questão fiscal, que terá de passar pela comissão paritária prevista pela Concordata de 2004. 

“Qualquer anúncio seria um anúncio falseado”, sustentou.

OC

Notícia atualizada às 22h22

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR