Fátima: Santuário recorda acolhimento do Papa à Imagem Peregrina

A imagem viajou até à Argentina onde D. Jorge Bergoglio a recebeu em 1998

Lisboa, 16 mar 2013 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima recorda o acolhimento do Papa Francisco quando recebeu a imagem peregrina de Fátima, em 1998.

“Foi no âmbito da peregrinação da imagem à Argentina que, a 19 d abril de 1998, D. Jorge Mario Bergoglio recebeu a imagem na qualidade de arcebispo de Buenos Aires”, lê-se em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

Após o acolhimento, a imagem da Virgem Peregrina de Fátima percorreu algumas ruas de Buenos Aires em procissão, com orações e cânticos, até ao Colégio de Nossa Senhora de Fátima,  onde foi celebrada a Eucaristia, presidida pelo atual Papa.

A homilia de D. Jorge Mario Bergoglio, descrita na documentação entregue ao Santuário de Fátima, como “curta, significativa e emotiva”, centrou-se nas palavras de acolhimento “Benvinda a casa, Mãe!”.

Na referida homilia, que na parte final é sobretudo uma prece dirigida a Nossa Senhora, D. Jorge Bergoglio refletiu sobre a figura de Maria como a mãe que acolhe e conforta todos os seus filhos e lhes conhece as súplicas, os anseios e as alegrias.

“Por isso lhe abrimos (à Mãe, Maria) a porta do nosso coração e da nossa casa. Abrimos-lhe a porta da nossa cidade. Ela sabe onde tem de ir. Ela sabe onde tem de tocar, que carícia tem de dar; que ferida pode curar. Ela conhece a oração mais guardada no nosso coração, aquilo que desejamos, às vezes sem nos atrevermos a dizê-lo”, recorda-se.

“Querida Mãe: Benvinda a casa! Ensina-nos que Jesus está vivo, que o sintamos vivo no meio de nós. Ensina-nos a linguagem da ternura. Benvinda a casa, Mãe! Olha para a minha família, sabeis do que necessita.

Olha pelo nosso bairro, sabeis bem onde tens de ir. Olha para o meu coração, conhece-lo melhor do que eu. Benvinda a casa! Ensina-me que Jesus está vivo, para que nunca pense que está morto para mim. Dá-me forças, Mãe. Dá-me ternura para ajudar os demais. Dá-me a paz do coração. Benvinda a casa!”, rezou.

Terminada a celebração a imagem foi levada,  ao anoitecer, para a igreja do primeiro santuário dedicado a Nossa Senhora de Fátima na Argentina, onde esteve de 19 de abril a 23 de maio.

Esta peregrinação em que a imagem foi recebida pelo atual Papa Francisco – em que peregrinou a Primeira Imagem da Virgem Peregrina (n.º 1), que atualmente está entronizada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Fátima/Portugal – realizou-se entre 1998 e 2000, com visita à Argentina e ao Uruguai.

 

SN

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top