Fátima: Santuário recorda 5.º aniversário da canonização de Francisco e Jacinta Marto (c/vídeo)

Momento é assinalado nas redes sociais da instituição

Fátima, 12 mai 2022 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima vai evocar, na peregrinação internacional aniversária de maio, o 5.º aniversário da canonização de Francisco e Jacinta Marto, que a 13 de maio de 2017 se tornaram nos mais jovens santos não-mártires da Igreja.

“A canonização decorreu na Cova da Iria, durante as celebrações do Centenário das Aparições, presididas pelo Papa Francisco, depois de ter sido aprovado um milagre atribuído a Francisco e Jacinta, validado pelo Vaticano a 23 de março de 2017 e anunciado a 20 de abril, no final Consistório Ordinário Público para o voto sobre algumas Causas de Canonizações, naquela que seria a última etapa de um processo que durou 65 anos”, refere uma nota da instituição, divulgada online.

O Papa proclamou como santos os pastorinhos Francisco e Jacinta Marto, no início da Missa da peregrinação do 13 de maio de 2017, em Fátima, uma celebração inédita em território português.

Francisco proferiu a fórmula de canonização, em português: “Em honra da Santíssima Trindade, para exaltação da fé católica e incremento da vida cristã, com a autoridade de nosso Senhor Jesus Cristo, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e Nossa, depois de termos longamente refletido, implorado várias vezes o auxílio divino e ouvido o parecer de muitos Irmãos nossos no Episcopado, declaramos e definimos como Santos os Beatos Francisco Marto e Jacinta Marto e inscrevemo-los no Catálogo dos Santos, estabelecendo que, em toda a Igreja, sejam devotamente honrados entre os Santos. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”.

O momento foi sublinhado com duas salvas de palmas pelas centenas de milhares de pessoas presentes no recinto de oração da Cova da Iria.

A procissão de entrada incluiu o andor com a imagem de Nossa Senhora e os dois relicários em forma de candeias com as relíquias de Francisco e Jacinta, transportados pela postuladora da Causa da Canonização dos dois Pastorinhos, irmã Ângela Coelho, e pelo assessor da Postulação, Pedro Valinho Gomes, ladeados por cerca de 20 crianças e jovens, com idades compreendidas entre os 9 e os 16 anos.

Antes da ladainha dos santos, com referências a várias figuras portuguesas, o então bispo de Leiria-Fátima. D. António Marto, pediu formalmente ao Papa que os dois pastorinhos sejam inscritos no “catálogo dos santos” e apresentou uma breve biografia de ambos.

A assembleia cantou o Hino dos Pastorinhos, cuja festa litúrgica se celebra a 20 de fevereiro, data da morte de Santa Jacinta Marto.

A decisão faz com que o culto aos dois jovens santos tenha um âmbito universal, na Igreja Católica.

O Santuário vai assinalar este aniversário com publicações alusivas, nas suas contas de redes sociais.

OC

Partilhar:
Scroll to Top