«Maria é uma escola permanente, pois ensina atitudes fundamentais a qualquer cristão» – Irmã Maria Amélia da Costa
Fátima, 16 set 2024 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima acolheu o concerto orante ‘Cantar Maria em sua Casa!’, que começou com “um momento de oração especial, através música”, com a irmã Maria Amélia da Costa e o projeto ‘Mendigo de Deus’, este domingo.
“Maria ensina-nos a escutar o silêncio, na vida quotidiana ainda que agitada e assim dar-se conta de que somos visitados por Deus ao minuto. Cantar Maria é vivenciar os mistérios que ela viveu, que hoje rezamos no rosário e vivemos no nosso peregrinar”, disse a irmã Maria Amélia da Costa, à sala de imprensa do Santuário de Fátima.
A religiosa da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição (CONFHIC), que também integra a equipa do Centro de Escuta Lúcia de Jesus, em Fátima, dirigiu o concerto orante ‘Cantar Maria em sua Casa!’, do Santuário de Fátima, este domingo, dia 15 de setembro, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário.
O santuário mariano da Cova da Iria, na Diocese de Leiria-Fátima, explica que este concerto convidou os peregrinos a “um momento de oração especial, a partir da música, indo ao encontro do desejo do Papa Francisco”.
“Maria é uma escola permanente, pois ensina atitudes fundamentais a qualquer cristão”, disse a irmã Maria Amélia da Costa, para quem hoje cantar Maria, como Educadora e Mãe, é aprender de todos os acontecimentos que Ela viveu.
O concerto orante ‘Cantar Maria em sua Casa!’ teve como objetivo rezar e fazer rezar, e a sua particularidade foi o seu cariz mariano.
Rui Pinto, do projeto musical ‘Mendigo de Deus’, destacou que quem assistisse ao concerto ia “ficar com visão mais humana e profunda de quem é Maria na vida quotidiana” deste grupo.
O projeto ‘Mendigo de Deus’, acrescentou, nasceu no seguimento da preparação para um momento de oração, em 2009, e a irmã Maria Amélia “foi integrando o projeto de forma gradual e muito natural”.
“Este projeto de evangelização faz uso da música para fazer chegar o Evangelho às comunidades; reconhecemos a música como instrumento que ajuda e facilita que a mensagem do Evangelho, sobretudo nas comunidades mais jovens passe e chegue de uma maneira que os jovens se sintam mais cativados pela palavra de Deus”, desenvolveu Rui Pinto, citado pelo Santuário de Fátima.
O projeto ‘Mendigo de Deus’ é constituído por Ricardo Gonçalves, solista; Diana Gonçalves, solista; Rui Pires, teclado; Ricardo Matos, baixo; Domingos André, percussão; Rui Pinto, guitarra e coros.
CB