D. António Marto cumpre programa de encontros e celebrações até domingo
Fátima, Santarém, 16 abr 2013 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima vai receber entre hoje e domingo uma “visita pastoral” do bispo da diocese, D. António Marto, anunciou hoje a instituição da Igreja Católica.
“Formulo votos para que esta visita pastoral nos confirme na fé e nos aproxime ainda mais do nosso pastor”, afirma o reitor do santuário, padre Carlos Cabecinhas, numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
Os funcionários e voluntários do local de culto mariano, na Cova da Iria (Distrito de Santarém, Diocese de Leiria-Fátima) levaram a cabo um “conjunto de ações e celebrações” para preparar a visita do bispo diocesano.
A passagem do responsável pelo governo da Diocese de Leiria-Fátima inclui “várias iniciativas de âmbito pastoral e catequético”, mas também ocasiões de convívio e outras em que D. António Marto vai ver mais de perto “o funcionamento no dia a dia” do santuário, “seja pela visita aos diversos serviços seja pela participação nalgumas reuniões de trabalho”.
O bispo concluiu a visita às paróquias da diocese e entendeu ser “oportuno” fazer também a visita ao Santuário de Fátima, como “manifestação da sua solicitude pastoral”.
“Temos a enorme alegria de acolher o nosso bispo. O bispo diocesano é o nosso pai na fé que, com a sua presença e a sua palavra, nos indica o caminho a seguir, no seguimento de Cristo”, refere o reitor da instituição.
De acordo com o testemunho, reconhecido pela Igreja Católica, das três crianças conhecidas como Pastorinhos de Fátima (a irmã Lúcia e os beatos Francisco e Jacinta), ocorreram seis aparições da Virgem Maria na Cova da Iria e imediações, uma a cada mês, entre maio e outubro de 1917.
O local de culto edificado no lugar central das aparições foi-se desenvolvendo à medida que aumentou o número de peregrinos, portugueses e estrangeiros, e tem hoje estatuto de Santuário Nacional.
OC