Cardeal Jaime Spengler, arcebispo metropolita de Porto Alegre (Brasil), vai presidir às celebrações, cujo programa arranca esta noite

Fátima, 12 maio 2025 (Ecclesia) – A primeira grande peregrinação de 2025 ao Santuário de Fátima, que se inicia hoje, vai levar até à Cova da Iria peregrinos de cinco continentes: da Europa, Ásia, América, África e Oceânia.
No primeiro dia da Peregrinação Internacional Aniversária de maio, são esperados 141 grupos de peregrinos e, no segundo dia, 150 grupos de peregrinos, como indicam as inscrições registadas às 17h00 de passada sexta-feira, informa o santuário mariano.
Numa mensagem-vídeo, o padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, convida à participação nas celebrações que evocam a primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima aos três Pastorinhos, na Cova da Iria, em 1917.
O responsável convoca os peregrinos a “experimentar em Fátima a presença de Maria que a todos acolhe e que indica Jesus, para citar o falecido Papa Francisco”.
“Somos convidados a vir nesta esperança da eleição do novo Papa e já para rezar pelo novo pontífice para consagrar o seu ministério petrino neste lugar materno de esperança. Por isso, esperamos por vós. Venham, porque a Mãe, Maria, quer acolher-vos de braços abertos”, expressou.
Este ano, o cardeal D. Jaime Spengler, arcebispo metropolita de Porto Alegre (Brasil), eleitor no Conclave que elegeu o Papa Leão XIV, vai ser o responsável por presidir às celebrações.
O programa da peregrinação tem início pelas 21h30 de hoje, com a recitação do rosário, na Capelinha das Aparições, seguindo-se a procissão das velas e celebração da palavra (22h30), no altar do recinto de oração.
Na terça-feira, após um programa específico proposto para a madrugada, iniciam-se as celebrações centrais começam também na Capelinha das Aparições com a recitação do rosário, às 9h00.
A Missa Internacional Aniversária de 13 de maio está marcada para as 10h, já no altar do recinto de oração, que inclui a bênção aos doentes e termina com a procissão do Adeus.
Segundo informa o Santuário de Fátima, nestes dias o apoio aos peregrinos é garantido pelos serviços deste, apoiados pela Associação dos Servitas de Nossa Senhora de Fátima, voluntários e escuteiros, numa mobilização que visa garantir “o melhor acolhimento”.

Já na estrada, é a Comissão de Apoio ao Peregrino a pé, coordenada pelo Movimento da Mensagem de Fátima e composta por várias entidades, entre as quais o Santuário de Fátima, que assegura o apoio aos peregrinos.
O padre Carlos Cabecinhas fez uma visita, na tarde do passado sábado, a alguns postos de assistência fixos, na zona de Coimbra, acompanhado pelo padre Daniel Mendes, assistente nacional do Movimento da Mensagem de Fátima, aproveitando para agradecer o serviço dos voluntários que dinamizam estes espaços, tendo conversado com alguns dos peregrinos que por eles passaram.
A Guarda Nacional Republicana garante nestes dias a segurança na estrada, executando a “Operação Peregrinação Segura”, um dispositivo ajustado às necessidades desta grande Peregrinação, que tem vindo a acompanhar os peregrinos a pé, na estrada, e acompanhará a sua presença na Cova da Iria.
O Santuário de Fátima encontra-se mobilizado para “garantir o melhor acolhimento aos que peregrinaram a pé, alguns durante dias sucessivos”.
O Posto de Informações, situado no lado norte, a meio do recinto de oração, vai funcionar entre as 9h00 e as 18h00 (19h30 no dia 12). “Em Aljustrel, também existe um Posto de Informações com o mesmo horário habitual, embora encerrando das 13h00 às 14h00. Os Postos de Informações dispõem de folhetos nas sete línguas oficiais do Santuário: português, espanhol, italiano, francês, inglês, alemão e polaco”, indica o santuário. Tendo em vista a segurança, o santuário trabalha “com a Guarda Nacional Republicana, o Município de Ourém, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, e o Comando Sub-regional do Médio Tejo da Autoridade de Emergência e Proteção Civil”. “A segurança de pessoas e bens e o socorro são as ações destacadas para estes dias com a colaboração das corporações de bombeiros e as entidades de saúde. Perante algum incidente, os peregrinos devem procurar de imediato um elemento da segurança”, destaca. Relativamente à higiene, nas instalações sanitárias do Parque 4, das 8h00 às 21h00, existe um espaço para duches que se destina àqueles que peregrinam a pé ou de bicicleta a Fátima e que é de uso gratuito. Além disso, à volta do Recinto de Oração e das duas basílicas, os peregrinos encontram quase uma dezena de edifícios sanitários. O Santuário de Fátima disponibiliza também o serviço que visa cuida dos pés dos peregrinos à chegada, com a colaboração da Associação dos Servitas de Nossa Senhora de Fátima, que pode ser encontrado nas traseiras da Capelinha das Aparições (dia 12, das 9h00 às 13h00, das 14h00 às 19h30 e das 21h00 às 24h00 e no dia 13, das 8h00 às 13h00). No dia 13 de maio, durante a Missa, os doentes vão receber a bênção, para a qual o processo de inscrição e de avaliação é feito no Posto de Socorros nos dias 12 e 13, sendo a capacidade máxima de 200 pessoas. No que respeita a garantir a acessibilidade, o Santuário de Fátima dá conta que os peregrinos com mobilidade condicionada têm acessos sem barreiras arquitetónicas ao Recinto de Oração e a vários espaços, nomeadamente às Basílicas de Nossa Senhora do Rosário e da Santíssima Trindade às Capelas da Reconciliação. O Santuário vai disponibiliza cadeiras de rodas, devendo o empréstimo ser solicitado junto de um vigilante. O Posto de Socorros está localizado no edifício que se situa nas traseiras da Capelinha das Aparições (no dia 12, funciona das 9h00 às 24h00 e, no dia 13, entre as 7h00 e as 18h00). “Vários médicos e enfermeiros da Associação dos Servitas de Nossa Senhora de Fátima aí prestam os cuidados necessários aos peregrinos. Também os vigilantes-sacristães estão capacitados para atuar em emergências de saúde”, comunica o santuário. |
LJ/OC