Missa dominical tem interpretação em língua gestual portuguesa todas as semanas
Fátima, Santarém, 28 mai 2016 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima vai acolher este domingo a segunda peregrinação nacional da “comunidade surda”, em colaboração com as Irmãs da Aliança de Santa Maria e o Grupo de Intérpretes de língua gestual portuguesa do santuário.
“Quisemos criar um dia específico com uma comunidade que vem com regularidade ao Santuário mas de forma individual”, disse Joana Sousa, da equipa de intérpretes, à sala de imprensa do Santuário de Fátima.
O grupo de intérpretes de língua gestual portuguesa que colabora com o Santuário de Fátima é composto por 12 elementos que semanalmente, ao domingo, interpretam em língua gestual portuguesa a missa das 15h00, na Basílica da Santíssima Trindade.
O programa da peregrinação nacional tem início às 10h30 com o acolhimento no Centro Pastoral de Paulo VI, seguindo-se uma atividade lúdico-formativa sobre a Mensagem de Fátima.
Às 12h30 haverá um almoço partilhado no Albergue de peregrinos a pé e às 14h30, na Capelinha das Aparições, haverá um momento de saudação a Nossa Senhora.
O programa termina às 15h00 com a missa, com interpretação em língua gestual portuguesa na Basílica da Santíssima Trindade.
A primeira peregrinação da comunidade surda ocorreu em setembro de 2015 e contou com cerca de três dezenas de surdos, que participaram em várias iniciativas propostas.
A primeira Missa com interpretação gestual no Santuário foi celebrada em maio de 2013, “de forma a proporcionar as melhores condições àqueles que têm necessidades especiais”, explica a instituição católica.
Também a primeira Missa com interpretação gestual no Santuário foi celebrada em maio de 2013.
OC