Proporcionar descanso aos pais é um dos objetivos da iniciativa que se realiza pelo nono ano
Fátima, Santarém 08 ago 2014 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima promove durante quatro semanas férias para pais de filhos com deficiência para proporcionar dias de descanso a quem cuida de pessoas com necessidade específicas.
“O objetivo do Santuário de Fátima com esta iniciativa foi ajudar os pais que têm os seus filhos em casa e que passam a vida habitualmente com eles”, disse esta sexta-feira o padre Manuel Antunes à Agência ECCLEISA.
“É uma iniciativa que deve motivar até outras instituições e outros movimentos a acolherem esta gente porque são pessoas, não é um número, é uma pessoa que está ali com as suas carências que precisa de ser apoiada e ajudada”, alertou o padre Manuel Antunes.
O assistente do Movimento Mensagem de Fátima destacou que mantém contacto com os párocos das famílias que participam nestas semanas de férias para motivar “a paróquia a acolher”.
O Santuário de Fátima acolhe quatro grupos de pessoas com deficiência, durante uma semana cada um.
Esta sexta-feira iniciou o segundo período de férias, que termina a 14 de agosto, realizando-se depois mais dois: o terceiro de 18 a 24 de agosto e a quarta semana de 28 de agosto a 3 de setembro, com cerca de 25 pessoas com deficiência em cada turno.
O Movimento Mensagem de Fátima dá prioridade a quem se inscreve pela primeira vez, para todos usufruírem e experimentarem estas férias especiais.
Os pais e filhos são acolhidos na casa Francisco e Jacinta Marto dos Silenciosos Operários da Cruz, na Estrada de Minde a 2,5 quilómetros da Rotunda Sul (dos Pastorinhos), porque “têm condições devidas para estas situações”, explicou o sacerdote assistente nacional do Movimento Mensagem de Fátima que organiza a parte logística desta atividade do Santuário de Fátima.
“Não temos falta de voluntários porque de ano para ano vão passando a notícia e há sempre alguns que vêm pela primeira vez, outros mais vezes, e é interessante esta participação”, informa o sacerdote que explica que “eles têm previamente alguma preparação” mas confessa alguma falta de adesão de voluntariado masculino.
As férias para pais de filhos com deficiência realizam-se há nove anos e a primeira semana de 2014 terminou esta terça-feira, dia 5 de agosto, com uma “apreciação positiva”.
“As avaliações deste turno [de 30 de julho a 5 de agosto] são bastante positivas tanto para os deficientes como para a equipa como p as mães que acompanharam os seus filhos. Tive oportunidade de ouvir os seus testemunhos e foram encantadores”, desenvolve o assistente nacional do Movimento Mensagem de Fátima que organiza as quatro semanas de férias.
CB/PR