Centenário das Aparições e visita do Papa em destaque
Fátima, 22mar 2017 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima promove hoje as suas primeiras Jornadas de Comunicação Social, no contexto do Centenário das Aparições e da visita do Papa Francisco, em maio deste ano.
O bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, e o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, vão falar sobre “os eixos teológicos da mensagem de Fátima”, num primeiro painel da formação, destinado a todos os profissionais de comunicação.
A Sala de Imprensa do santuário mariano da Cova da Iria informa que as suas primeiras Jornadas de Comunicação Social pretendem enquadrar os jornalistas nos “aspetos essenciais do fenómeno e da mensagem de Fátima”, aproveitando as comemorações do Ano Jubilar.
O segundo painel da manhã é uma conferência sobre “as fontes de Fátima”, com o diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário, Marco Daniel Duarte.
Segundo o programa, o Centro Pastoral de Paulo VI vai receber mais dois painéis na tarde deste dia, que incidem sobre “como comunicar Fátima”, com as intervenções do chefe de redação da Agência ECCLESIA, o jornalista vaticanista Octávio Carmo, e Paulo Agostinho, editor de Lusofonia e Internacional da Agência Lusa.
As primeiras Jornadas de Comunicação Social do Santuário de Fátima terminam com as conferências do porta-voz do Opus Dei em Portugal, Pedro Gil, e Carmo Rodeia, diretora de comunicação do santuário, que vão abordar “aspetos mais específicos” da visita do Papa Francisco, nos dias 12 e 13 de maio.
A diretora de Comunicação do Santuário de Fátima explica que a Igreja Católica “sempre procurou” estabelecer um diálogo com o mundo que hoje faz-se, sobretudo, através da comunicação, “seja nos media tradicionais generalistas seja nas redes sociais”.
“Quando o assunto das notícias é a religião é fundamental o empenho, rigor e conhecimento da área em questão uma vez que é um tema complexo, não só pela linguagem mas também pelo próprio conteúdo que mexe com a sensibilidade de cada um”, desenvolve.
Carmo Rodeia destaca que “não é preciso ser-se crente” para escrever sobre religião mas os jornalistas “têm de estar familiarizados com a linguagem religiosa para melhor a decifrarem”.
Neste contexto, a diretora de Comunicação do Santuário de Fátima recordou que o Papa Francisco convidou à divulgação de boas notícias, na mensagem para o 51.º Dia Mundial das Comunicações Sociais.
“Comunicar Fátima é comunicar uma boa notícia. Estamos na presença de uma mensagem de amor, de misericórdia, com uma enorme atualidade dado o momento histórico em que nos encontramos. O desafio está em como fazê-lo”, acrescentou.
As jornadas de comunicação do Santuário de Fátima destinam-se aos jornalistas, assessores, repórteres e comunicadores em geral e as inscrições devem ser feitas online e têm um custo de 10 euros.
CB/OC