Fátima, 12 dez 2016 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima está a dinamizar o ciclo de conferências ‘O meu imaculado coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus’, realizadas no âmbito do Centenário da Aparições de Fátima (1917-2017).
O poeta Ruy Ventura foi este domingo o primeiro convidado do sétimo e último ciclo de conferências, apresentando uma intervenção com o tema ‘Maria guardava tudo no seu coração – Da devoção a Maria a uma espiritualidade cordial’.
Segundo o Santuário de Fátima, o orador apresentou-se como peregrino “num caminho que se transforma em encontro”, enquanto “aprendiz nesta escola de fé”.
Para Ruy Ventura, Maria é “uma mulher que se perturba e interroga” caracterizada por três ações: “atenção, salvaguarda, e discernimento”.
Maria é a “mais digna representante da humanidade, pelo seu coração puro, que além de ver Deus acima de todas as coisas sabe ouvi-lo e difundi-lo”, afirmou o poeta oriundo da região da Serra de São Mamede, no Alentejo.
Até abril de 2017, participam ainda no ciclo de conferências a professora catedrática Maria do Céu Patrão Neves, a 8 de janeiro 2017, para falar sobre ‘Mãe da Igreja, rogai por nós’, e a jornalista Laurinda Alves, que vai apresentar o tema ‘Santa Maria, Mãe de Deus’, a 12 de fevereiro.
Os dois últimos conferencistas são o diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima Marco Daniel Duarte e a escritora Isabel Stilwell, respetivamente a 12 de março e 9 de abril, com os temas ‘Glória a Ti, Rainha da Paz’ e ‘Maria, Estrela da Evangelização’.
As conferências pretendem ajudar a “olhar de diversos ângulos a espiritualidade que em Fátima é proposta”, disse o coordenador da Comissão Executiva do Centenário das Aparições e vice-reitor do Santuário de Fátima, o padre Vítor Coutinho, em declarações divulgadas pela Diocese de Leiria-Fátima.
As conferências, de entrada gratuita, têm duração de uma hora e meia, a partir das 16h00 e terminam com um apontamento musical.
CB/OC