Fátima: Santuário promove atividade juvenil dedicada à liberdade

«Tu és livre?» é uma proposta para este verão

Fátima, 22 jun 2017 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima, através da ‘Casa do Jovem’, vai promover a iniciativa de verão ‘Fátima 2017 – Tu és livre?’ que visa oferecer a “oportunidade” dos jovens refletirem e “assumirem” a dimensão da “liberdade”, que “não é muito explorada na mensagem”.

“Tudo parte daquele diálogo da primeira aparição quando Nossa Senhora pergunta aos pastorinhos se querem oferecer-se e assumir um papel no projeto de salvação que Deus tem para a humanidade. Se querem viver em Páscoa, oferecendo-se a Deus pelos outros”, explica o padre José Nuno Silva.

Em declarações à Agência ECCLESIA, o sacerdote explica que a atividade juvenil de verão do santuário mariano é uma proposta realizada a partir da ‘Casa do Jovem’ para que os seus destinatários, os jovens, “percebam e experimentem que Fátima é também um lugar deles”.

‘Fátima 2017 – Tu és livre?’ vai realizar-se entre o primeiro fim de semana de julho, dias 1 e 2, e o primeiro fim de semana de setembro, dias 2 e 3.

A partir de cada sexta-feira, o santuário quer formar um grupo de 12 animadores da atividade que se vai desenvolver sábado e domingo: “Jovens de diversas pertenças, lugares da Igreja, espiritualidades, movimentos, congregações, seminaristas.”

Segundo o responsável na diversidade pretendem proporcionar a experiência da Igreja como “lugar de comunhão entre diferentes modos de pertencer, de viverem o ser Igreja”.

Neste contexto, o padre José Nuno Silva apela que as pessoas participarem e a que se inscrevam como animadores porque “será uma experiência, estamos crentes, muito enriquecedora”.

“Possibilitará que depois nos lugares onde no correr dos dias exercem as suas responsabilidades de jovens que o façam a partir de uma consciência mais clara do mistério da igreja como comunhão”, desenvolveu.

O sacerdote explica que com a iniciativa pretendem criar um itinerário de dois dias mas pode ser experimentado por unidades porque permite uma vivência completa do que querem propor: “Está concebido de maneira a que possa ser participado na manhã de sábado ou a tarde, a manhã de domingo ou a tarde.”

Já nos dias 9 e 10 de setembro decorre o ‘JUB jovem’ – o Jubileu dos Jovens do Centenário das Aparições, uma proposta “articulada” com o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, secretariados diocesanos e movimentos juvenis e que foi apresentado numa reunião realizada este sábado, em Fátima.

CB

Partilhar:
Scroll to Top