Padre Joaquim Ganhão destacou disponibilidade e empenho do Santuário na preservação de uma cultura de paz
Fátima, 06 jun 2024 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima foi distinguido pela Turismo Centro de Portugal na categoria ‘Marca’, no ‘10.º Fórum de Turismo Interno – Vê Portugal’, que se realizou entre segunda e quarta-feira, em Torres Vedras.
“Fátima é uma marca importantíssima no nosso país, com grande reconhecimento, a nível nacional e internacional. Um dos destinos religiosos mais conhecidos do mundo”, destacou a Turismo Centro de Portugal, divulga o Santuário de Fátima.
O santuário mariano da Cova da Iria foi distinguido na categoria ‘Marca’, o galardão foi entregue numa cerimónia presidida pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, onde a Turismo Centro de Portugal homenageou seis personalidades e instituições “pelo seu valioso contributo para o desenvolvimento e notoriedade do setor na região Centro de Portugal”.
O padre Joaquim Ganhão, capelão e diretor do Departamento de Liturgia do santuário, destacou a disponibilidade e o empenhamento do Santuário de Fátima na preservação de um ambiente e de uma cultura de paz, no 10.º Fórum de Turismo Interno, com o tema geral ‘Ponte para gerar entendimentos’.
O sacerdote participou também no painel ‘O turismo como ferramenta de construção e manutenção da paz’, do ‘Fórum de Turismo Interno – Vê Portugal’, onde afirmou que o santuário se tornou “ao longo de mais de um século destino de peregrinação e também de encontro de povos, de variadas tradições religiosas e culturais”.
Na sua intervenção o padre Joaquim Ganhão lembrou a mensagem da Santa Sé, do Dicastério para a Evangelização, para o Dia Mundial do Turismo (27 de setembro de 2024), a 45.ª edição tem como tema ‘Turismo e Paz’.
“Para os responsáveis da Igreja, a atividade turística pode gerar um ‘compromisso de fraternidade’, de modo a constituir uma rede de ‘mensageiros da paz’ que facilitem a ‘reabertura de territórios cheios de história, cultura e fé’; o Santuário de Fátima assume-se como Pousada dos Peregrinos e procura introduzir o cuidado da casa comum na identidade do peregrino da paz”, desenvolveu o capelão do santuário mariano da Cova da Iria.
O Turismo Centro de Portugal informa que o bispo de Setúbal, cardeal D. Américo Aguiar, participou no último painel do ‘10.º Fórum de Turismo Interno’, com o tema ‘Impactos da Guerra na Economia Mundial e Nacional’, que contou com as intervenções de Javier Ruescas, Especialista Sénior em Inteligência de Mercado e Competitividade na OMT – Organização Mundial do Turismo, e de João Duque, presidente do ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa.
CB/OC
Vaticano: Mensagem para o Dia Mundial do Turismo sublinha potencial do setor na construção da paz