Fátima: Santuário evoca Francisco e espera Leão XIV, diz D. José Ornelas (c/vídeo)

Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa fala em Papa «muito próximo e muito acessível»

Fátima, 12 mai 2025 (Ecclesia) – O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) manifestou hoje a convicção de que Leão XIV vai visitar Fátima, falando num Papa “muito próximo e muito acessível”.

“Ele é um homem muito próximo e muito acessível. Portanto, vamos encontrar uma maneira de lá chegar, indicou D. José Ornelas aos jornalistas, na conferência de imprensa de apresentação da peregrinação do 13 de maio.

O bispo de Leiria-Fátima revelou ter convidado o então cardeal Robert Francis Prevost, que era prefeito do Dicastério para os Bispos (Santa Sé), para presidir a uma das peregrinações internacionais aniversárias deste ano (primeiro em maior, depois em outubro), o que não se verificou devido a incompatibilidades de agenda.

“Ele manifestou, das duas vezes, um grande gosto de estar cá. Esperemos que venha a ser possível a sua vinda, numa outra ocasião, e nós também vamos alegrar-nos muito com a alegria dele de vir cá”, referiu.

O presidente da CEP apontou como “tema incontornável” da peregrinação do 13 de maio a morte de Francisco e a eleição do seu sucessor.

“Não esquecemos as duas peregrinações que aqui fez, em cada uma deixou uma pegada e uma expressão muito bonita deste Santuário. A primeira palavra é essa, para dar graças a Deus pelo Papa Francisco e pela sua missão na Igreja, que certamente marcará não só a nossa geração, mas deixará um raio na história da própria Igreja”, indicou.

O bispo de Leiria-Fátima quis ainda “realçar a continuidade deste ministério, agora com o Papa Leão XIV”.

D. José Ornelas referiu que o seu antecessor na diocese, o cardeal D. António Marto, deixou ao novo Papa um convite “feito espontaneamente”, para que o pontífice se desloque à Cova da Iria.

“Concordo e agradeço-lhe que tenha posto isso na agenda do Papa, pelo menos na agenda do pensamento”, adiantou.

O Santuário de Fátima informou que, no final da Missa do 13 de maio, vai decorrer a consagração do pontificado do Papa Leão XIV a Nossa Senhora de Fátima, por D. José Ornelas.

OC

Partilhar:
Scroll to Top