Missa dominical foi celebrada com alfaias litúrgicas oferecidas pelo novo santo
Fátima, 14 out 2018 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima evocou hoje a figura de São Paulo VI, canonizado esta manhã no Vaticano, usando as alfaias litúrgicas oferecidas pelo primeiro Papa a visitar a Cova da Iria.
A Missa dominical no recinto de oração foi presidida pelo padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário, e contou com 27 grupos de peregrinos.
Nesta celebração foram utilizadas duas alfaias litúrgicas oferecidas ao Santuário pelo Papa Paulo VI durante a sua peregrinação, em 1967, o cálice e o cibório (ou píxide).
“O cibório e o cálice, juntamente com uma patena, foram ofertados pelo pontífice e integram o acervo do Museu do Santuário de Fátima, encontrando-se na exposição permanente Fátima Luz e Paz”, informa a instituição.
A estátua do novo santo, da autoria de Joaquim Correia, e que se encontra no alto do recinto de oração, tem a partir de hoje uma ornamentação especial, acrescenta o Santuário de Fátima.
No final da Missa desta manhã, os peregrinos foram ainda convidados a rezar a oração que S. Paulo VI fez em Fátima, escrita numa pagela distribuída no início da celebração.
Também a Diocese de Viana do Castelo assinalou hoje a canonização do Papa que criou esta Igreja local; já no dia 4 de novembro, na Sé local, vai ser abençoada uma imagem de São Paulo VI.
OC
Fátima: Santuário associa-se à canonização do Papa Paulo VI, primeiro a visitar a Cova da Iria