«Uma vida breve, um testemunho de fé eterno», refere a instituição

Fátima, 20 fev 2025 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima evoca hoje o 105.º aniversário da morte da mais nova vidente das Aparições de 1917, evocando “a menina que fez da vida um exemplo de entrega a Deus”.
“Jacinta interiorizou, desde o primeiro momento, os pedidos e a mensagem que Nossa Senhora comunicou nas aparições, expressando, desde logo, uma inclinação consciente para o sacrifício e para a penitência”, refere a peça publicada no site instituição, a partir de 10 citações retiradas das memórias da Irmã Lúcia.
O dia 20 de fevereiro é a data escolhida para a festa litúrgica dos Santos Francisco e Jacinta Marto, canonizados pelo Papa Francisco a 13 de maio de 2017, na Cova da Iria.
Jacinta Marto morreu a 20 de fevereiro de 1920, no Hospital de D. Estefânia, Lisboa, vítima de uma infeção pulmonar, “consequência da gripe espanhola que a debilitou profundamente”.
O programa das celebrações começou com a recitação do rosário, na Capelinha das Aparições, às 10h00, seguindo-se uma procissão com os ícones dos Santos até à Basílica da Santíssima Trindade, onde é celebrada a Missa da festa litúrgica.
Nesta basílica, a partir das 14h00, está agendado um encontro com os alunos do 2.º ciclo das escolas de Fátima, a quem será oferecida uma catequese sobre a vida dos santos Pastorinhos, seguida da recitação do rosário.
OC