Fátima, Santarém, 13 ago 2014 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima vai evocar hoje a queda do Muro de Berlim, no aniversário da sua construção, junto ao monumento onde está um fragmento do bloco, na Cova da Iria.
Segundo o santuário, a evocação, em português e alemão, será feita esta noite no decurso da procissão das velas, “no momento em que a imagem de Nossa Senhora de Fátima passar na direção do monumento”.
A oração é um excerto do discurso que o Papa São João Paulo II fez durante a vigília de oração no santuário por ocasião da segunda visita que efetuou a Fátima, em maio de 1991.
O Muro de Berlim começou a ser construído nesta cidade alemã na noite de 12 para 13 de agosto de 1961; foi demolido a 9 de novembro de 1989.
A 13 de agosto de 1994 foi inaugurado no Santuário de Fátima, na entrada sul do recinto, o ‘Monumento do Muro de Berlim’, onde foi colocado um bloco de 2,6 quilos com 3,6 metros de altura e 1,2 metros de largura oferecido por um português residente na Alemanha.
Junto do local encontra-se um “monumento-memória” que presta homenagem a “dois sacerdotes que estiveram nos fundamentos da historiografia das aparições de Fátima e da difusão da sua mensagem”, em Portugal e na Alemanha, Manuel Formigão e Ludwig Fischer, respetivamente.
SISF/OC