Celebrações na Cova da Iria incluem oração pela saúde de Francisco
Fátima, 07 jul 2021 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima e o bispo diocesano, cardeal D. António Marto, enviaram esta terça-feira uma mensagem ao Papa Francisco desejando “rápida e completa recuperação” da intervenção cirúrgica a que foi submetido este domingo.
“O bispo de Leiria-Fátima e o Santuário de Fátima fazem votos de rápida e completa recuperação da intervenção cirúrgica a que foi submetido, confiando à intercessão de Nossa Senhora e dos Santos Francisco e Jacinta Marto a súplica pelas melhoras de Vossa Santidade”, lê-se no texto, enviado hoje à Agência ECCLESIA.
“Os peregrinos de Fátima, que neste Santuário rezam diariamente pelo Santo Padre, acompanham Vossa Santidade com a sua oração neste particular momento”, acrescenta a mensagem.
Esta quarta-feira, as Eucaristias e a recitação do Rosário no Santuário de Fátima incluem uma intenção especial de oração: “Pelo Santo Padre Francisco, para que por intercessão da Virgem Santa Maria, saúde dos enfermos, o Senhor lhe permita recuperar a saúde, e retomar as anteriores ocupações do ministério que lhe foi confiado”.
“Embora a oração pelo Santo Padre seja diária no Santuário de Fátima, o momento especialmente delicado da sua saúde levou os responsáveis da instituição e os peregrinos de Fátima a tê-lo ainda mais presente nas suas intenções”, indica uma nota da instituição.
O Papa Francisco visitou Fátima em 2017, por ocasião do Centenário e da canonização dos santos Francisco e Jacinta e Marto e já anunciou a sua intenção de regressar à Cova da Iria em 2023, aquando da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que vai decorrer em Lisboa.
A organização da JMJ 2023 também fez chegar ao Papa uma mensagem pela sua pronta recuperação, em nome dos jovens portugueses.
“O Comité Organizador Local da JMJ Lisboa 2023, que está a preparar o próximo encontro do Papa Francisco com jovens de todo o mundo, deseja rápidas melhoras ao Papa Francisco, com a certeza da oração de todos”, pode ler-se.
Francisco foi submetido este domingo a uma operação programada ao cólon e tem vindo a recuperar favoravelmente, segundo comunicados diários do Vaticano, devendo permanecer no hospital universitário Agostino Gemelli durante sete dias.
OC