Fátima: Santuário e GNR fazem recomendações para uma peregrinação em segurança

Guarda Nacional Republicana começa operação «Peregrinação Segura 2023», e até dia 14, e prevê «maior afluência»

Foto: Lusa

Fátima, 04 mai 2023 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima e a Guarda Nacional Republicana (GNR) partilharam recomendações para os peregrinos que se vão deslocar a pé para a primeira grande peregrinação do ano na Cova da Iria, nos dias 12 e 13 de maio.

O Santuário mariano publicou informações para a preparação de uma peregrinação a pé, vários aspetos práticos e logísticos, e para a vivência desse itinerário até à Cova da Iria.

“Tenha atenção aos carros mesmo quando reza ou canta”, é uma das recomendações para o caminho, bem como o apelo a caminhar “em fila indiana e não em grupo”, a não andar “na estrada mas na berma”, e, à noite, usar “faixa refletora” e acompanhado, entre outros conselhos, e também para os momentos de repouso e nos postos de assistência.

O Santuário de Fátima faz também “algumas advertências complementares”, como os peregrinos não esquecerem a medicação habitual, que cumpram “as orientações do médico”, identifiquem os seus sacos e carteiras com nome, morada e número de telefone, e não levar “crianças pequenas”.

No seu sítio online, o santuário mariano publicou também avisos para quando os peregrinos estão neste local, como o recorrer aos “serviços de apoio aos peregrinos a pé”, em caso necessidade, que cumpram “com simplicidade e espírito de fé as suas promessas”, guardar silêncio e respeitar a oração dos outros peregrinos.

A partir desta quinta-feira, a Guarda Nacional Republicana informa que vai intensificar “as ações de patrulhamento nas principais vias de acesso à cidade de Fátima”, no âmbito das celebrações das aparições de Fátima, até dia 14 de maio.

“Com o objetivo de apoiar e garantir a segurança dos peregrinos durante as suas deslocações, reforçando ainda o policiamento no Santuário e zonas envolventes”, explica.

A operação ‘Peregrinação Segura 2023’ da GNR vai ser realizada em duas fases, entre hoje e 11 de maio, com o “esforço de policiamento para as vias mais críticas”, as vias utilizadas pelos peregrinos pedestres e envolventes dos locais do evento, também com sensibilização das pessoas, e depois, a segunda fase, de dia 12 a 14, “garantindo a segurança das celebrações religiosas”.

A Guarda Nacional Republicana prevê “um elevado número de peregrinos” a pé na Peregrinação de 12 de maio ao Santuário de Fátima, e no âmbito da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 considera que pode “alcançar uma maior dimensão”, e espera “uma maior afluência de peregrinos”.

Os dois símbolos da JMJ – a cruz e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani -, que estão a peregrinação durante este mês na Diocese de Leiria-Fátima, também vão integrar a Peregrinação Internacional Aniversária, que vai ser presidida pelo cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, nos dias 12 e 13 de maio.

CB/OC

 

Partilhar:
Scroll to Top