Acordo válido até 2017 visa reforçar «qualidade científica» das propostas apresentadas na Cova da Iria
Fátima, Santarém, 17 jun 2012 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima e a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP) assinaram hoje um protocolo de cooperação que tem como objetivo disponibilizar a colaboração de docentes da instituição académica.
Segundo comunicado enviado à Agência ECCLESIA pela sala de imprensa do santuário, localizado na Cova da Iria (Diocese de Leiria-Fátima, Distrito de Santarém), a colaboração visa “a realização de atividades que se situem no âmbito das suas competências e contribuir para a qualidade científica dos projetos a desenvolver pelo Santuário”.
“Despertar e aprofundar na comunidade académica o interesse pela Mensagem de Fátima e para o seu estudo é um outro aspeto estruturante deste acordo, válido até dezembro de 2017, ano do centenário das aparições”, acrescenta a nota.
O Santuário de Fátima destaca a colaboração já existente com a UCP, o protocolo visa reforçar, conferindo-lhe “uma vinculação mais consistente”.
“Congratulo-me com a assinatura deste protocolo. Esta colaboração entre o Santuário de Fátima e a Faculdade de Teologia da Universidade Católica tem sido uma parceria preciosa para este trabalho de aprofundamento da mensagem de Fátima”, afirmou o bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, nas suas palavras de encerramento do simpósio teológico-pastoral que se encerrou esta manhã, com a assinatura do documento.
O texto protocolar sublinha que, apesar da identidade própria que caracteriza cada instituição, ambas prosseguem finalidades comuns, nomeadamente “servir a Igreja em Portugal, contribuindo para o crescimento da fé e para a difusão dos ideais cristãos, fomentar o aprofundamento os conteúdos doutrinais da fé e da sua vivência eclesial e promover os valores humanos a partir da mensagem cristã”.
Em termos efetivos o acordo visa a cooperação relativamente a vários projetos, alguns já em desenvolvimento: Comissão Organizadora do Centenário das Aparições (COCAF), organização de congressos e simpósios, projetos de investigação, lecionação de unidades curriculares sobre Fátima, edição crítica de documentação de Fátima e licenciatura em Ciências Religiosas, em Fátima.
Em nome das respetivas instituições, assinaram o protocolo de cooperação o padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, e o padre João Duarte Lourenço, diretor da Faculdade de Teologia da UCP.
A Faculdade de Teologia designou, de comum acordo com o Santuário de Fátima, o padre Vítor Manuel Leitão Coutinho, membro do seu corpo docente para coordenar as atividades a realizar no âmbito deste protocolo.
SISF/OC