Fátima: Santuário e Faculdade de Teologia da Universidade Católica assinam protocolo de cooperação

Acordo válido até 2017 visa reforçar «qualidade científica» das propostas apresentadas na Cova da Iria

Fátima, Santarém, 17 jun 2012 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima e a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP) assinaram hoje um protocolo de cooperação que tem como objetivo disponibilizar a colaboração de docentes da instituição académica.

Segundo comunicado enviado à Agência ECCLESIA pela sala de imprensa do santuário, localizado na Cova da Iria (Diocese de Leiria-Fátima, Distrito de Santarém), a colaboração visa “a realização de atividades que se situem no âmbito das suas competências e contribuir para a qualidade científica dos projetos a desenvolver pelo Santuário”.

“Despertar e aprofundar na comunidade académica o interesse pela Mensagem de Fátima e para o seu estudo é um outro aspeto estruturante deste acordo, válido até dezembro de 2017, ano do centenário das aparições”, acrescenta a nota.

O Santuário de Fátima destaca a colaboração já existente com a UCP, o protocolo visa reforçar, conferindo-lhe “uma vinculação mais consistente”.

“Congratulo-me com a assinatura deste protocolo. Esta colaboração entre o Santuário de Fátima e a Faculdade de Teologia da Universidade Católica tem sido uma parceria preciosa para este trabalho de aprofundamento da mensagem de Fátima”, afirmou o bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, nas suas palavras de encerramento do simpósio teológico-pastoral que se encerrou esta manhã, com a assinatura do documento.

O texto protocolar sublinha que, apesar da identidade própria que caracteriza cada instituição, ambas prosseguem finalidades comuns, nomeadamente “servir a Igreja em Portugal, contribuindo para o crescimento da fé e para a difusão dos ideais cristãos, fomentar o aprofundamento os conteúdos doutrinais da fé e da sua vivência eclesial e promover os valores humanos a partir da mensagem cristã”.

Em termos efetivos o acordo visa a cooperação relativamente a vários projetos, alguns já em desenvolvimento: Comissão Organizadora do Centenário das Aparições (COCAF), organização de congressos e simpósios, projetos de investigação, lecionação de unidades curriculares sobre Fátima, edição crítica de documentação de Fátima e licenciatura em Ciências Religiosas, em Fátima.

Em nome das respetivas instituições, assinaram o protocolo de cooperação o padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, e o padre João Duarte Lourenço, diretor da Faculdade de Teologia da UCP.

A Faculdade de Teologia designou, de comum acordo com o Santuário de Fátima, o padre Vítor Manuel Leitão Coutinho, membro do seu corpo docente para coordenar as atividades a realizar no âmbito deste protocolo.

SISF/OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR