Novo sistema informático vai simplificar processo de tratamento dos peregrinos, desde a «admissão» até à «prescrição» de medicamentos
Fátima, Santarém, 11 mai 2012 (Ecclesia) – Os peregrinos que acorrerem este ano ao Santuário de Fátima, para a celebração do 13 de maio, têm à disposição um posto de socorros totalmente informatizado, que vai tornar o atendimento médico mais “rápido e eficaz”.
O projeto está a cargo de uma empresa portuguesa de software hospitalar e, segundo Cristina Loureiro, responsável pela área da formação, vai simplificar em muito o apoio prestado aos doentes, desde a parte da “admissão” até à “prescrição” de medicamentos.
Em entrevista à Agência ECCLESIA, a comercial de 40 anos realça que o programa utilizado permitirá aos médicos, enfermeiros e administrativos do posto de socorros, instalado na Casa de Nossa Senhora das Dores, acederem a um “sem número” de dados estatísticos relacionados com a saúde dos peregrinos.
Os profissionais “ficam a saber na hora quantos utentes é que entraram, que tipo de intervenções que estão a ser feitas, que diagnósticos é que estão atribuídos e a medicação que está a ser dada”, salienta.
No entanto, para que todo o processo decorra sem dificuldades, é indispensável que cada peregrino, doente ou visitante se faça acompanhar sempre do seu respectivo cartão de saúde.
A preparação dos recursos humanos do posto começou a ser feita há cerca de um mês e o software informático entrou em funcionamento, a título experimental, em finais de Abril.
Habituada a formar pessoal hospitalar, Cristina Loureiro diz que o grande desafio do Santuário é que “tem sempre pessoas diferentes a trabalhar”.
Até domingo, a comercial vai estar a trabalhar intensamente, juntamente com mais cinco colegas, para assegurar que o serviço aos peregrinos decorra sem problemas.
A página do Santuário de Fátima na internet informa que “em 2010 recorreram ao Posto de Socorros 5735 pessoas”.
“Injecções, pensos, medição da tensão arterial, consultas e empréstimo de cadeira de rodas são alguns dos principais serviços prestados”, avança a instituição católica.
PRE/JCP