Programa inclui a presença nas Jornadas Mundiais da Juventude no Panamá e uma deslocação à Jordânia
Fátima, 08 jan 2019 (Ecclesia) – A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima tem 16 deslocações previstas para 2019, entre as quais às Jornadas Mundiais da Juventude já neste mês de janeiro.
Em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, o Santuário de Fátima adianta que a Imagem Peregrina de Fátima estará ao longos deste ano em três continentes, como “embaixadora da paz”, num percurso em que pontifica também uma viagem à Jordânia, a convite do Patriarcado Latino de Jerusalém, entre 30 de maio e 3 de junho.
No caso da deslocação ao Panamá, entre 21 e 29 de janeiro, Fátima será representada junto dos participantes da JMJ2019 e do Papa Francisco pela Imagem Peregrina N.º 1.
O programa desta visita prevê diversos momentos celebrativos, visitas a um hospital e a uma prisão, além de celebrações com o clero e com o Papa Francisco.
O último momento solene está marcado para a tarde 29 de janeiro, no Aeroporto Internacional de Tocumen, onde o padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, vai presidir a uma Missa de despedida.
Ainda no continente americano, a Imagem Peregrina de Fátima estará também no início deste ano em vários países, como o Brasil, a Costa Rica e a Colômbia, territórios latinos “onde a devoção a Nossa Senhora é muito significativa”, realça o Santuário.
Em abril, várias representações da Imagem Peregrina de Fátima iniciam um périplo por diversas dioceses de Itália, como Brescia, Ferrara, Cagliari, Florença e Milão, que se vai prolongar até ao final do ano.
Num ano pastoral marcado pelo tema ‘Dar graças por Peregrinar em Igreja’, a Imagem Peregrina de Fátima vai passar também por duas dioceses espanholas, Santiago de Compostela e Alicante, e uma portuguesa, Coimbra.
Criada com base nos relatos da Irmã Lúcia, uma das videntes de Fátima, a Imagem n.º 1 da Virgem Peregrina de Fátima encontra-se entronizada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima desde o ano 2000, depois de já ter passado por um total de 64 países, de todos os continentes.
Nos últimos 18 anos, esta escultura de Nossa Senhora saiu do Santuário apenas em “ocasiões excecionais”, realça o gabinete de comunicação do Santuário, que dá como exemplo “a peregrinação que a Imagem n.º 1 fez entre 2014 e 2016 pelos mosteiros de clausura e pelas dioceses portuguesas”.
JCP