Deste protocolo resultará a criação de uma unidade autónoma de investigação sobre Fátima, designado Gabinete de Estudos Fátima Global
Fátima, 31 jan 2018 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima vai celebrar um protocolo de cooperação com o Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL), para a promoção de “atividades conjuntas” na área de investigação.
A assinatura do acordo vai ser assinado esta quinta-feira, na sede da Universidade Aberta, no Palácio Ceia, em Lisboa, pelas 12h00.
O CLEPUL é uma Unidade de Investigação pública adstrita à Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), pertencente à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
O protocolo visa, segundo comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o “planeamento e realização de seminários, ações de formação e eventos culturais, artísticos e científicos”, em particular através da criação do Gabinete de Estudos Fátima Global, que será inserido no CLEPUL.
“Será feita a atribuição conjunta de bolsas para contratar pesquisadores especializados que farão investigação e formação avançada neste domínio de estudos em articulação com o programa de Estudos Globais da Universidade Aberta”, acrescenta a nota.
O Santuário de Fátima sublinha a importância desta “cooperação estratégica” com instituições de investigação e ensino superior públicas portuguesas e estrangeiras, uma “aposta na promoção do conhecimento como capital científico importante para a compreensão dos fenómenos religiosos e legados culturais a estes associados”.
OC