Oficinas Musicais Criativas com dois turnos no mês de julho
Fátima, 07 jul 2017 (Ecclesia) – Nove crianças, entre os seis e os 10 anos, participam até domingo nas Oficinas Musicais Criativas (OMC) de 2017 promovidas pelo Santuário de Fátima, no Centro Pastoral de Paulo VI.
“Fátima é um lugar dos pequeninos. Os seus protagonistas são crianças. Mas é também o lugar dos pequeninos no sentido da fé”, disse o responsável do santuário pela pastoral jovem, no acolhimento às seis raparigas e três rapazes que vão participar nas OMC.
O Santuário de Fátima divulga que o padre José Nuno Silva convidou-os a ensinarem os mais velhos “a fazerem-se pequeninos e a imitarem essas duas candeias que são os santos Francisco e Jacinta Marto”, exemplos “de entrega e de santidade”.
As OMC utilizam as artes da música, do teatro e da dança, com “especial ênfase” na música, como mediadores ilustrativos da vivência da mensagem de Fátima.
“Não estamos num sítio qualquer e o grande desafio é transmitir esta mensagem de uma forma lúdica, criativa e agradável de modo a despertar nestas crianças a espiritualidade própria de Fátima”, realçou a monitora Helena Brites.
Desde esta quinta-feira, que o Santuário de Fátima leva a visitar e a conhecer os lugares e os protagonistas do acontecimento e da mensagem de Fátima, aos nove participantes das Oficinas Musicais Criativas, com idades compreendidas entre os seis e os 10 anos.
Hoje à tarde, as crianças vão visitar os Valinhos onde são desafiadas a construir uma “História criativa nos sons dos Valinhos” seguida de uma interpretação “Conto, canto e represento a História”.
Este sábado, o programa prevê atividades no Centro Pastoral de Paulo VI, onde as nove crianças vão, sobretudo, trabalhar na produção de um espetáculo que vão apresentar no final, aos pais, uma visita à Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e uma “exploração criativa” à Casa das Candeias.
Ainda este mês, entre 13 e 16 de julho, o santuário mariano dinamiza outro turno das OMC para adolescentes dos 11 aos 14 anos e já tem inscritos já 11 participantes.
As Oficinas Musicais Criativas realizam-se pelo quarto ano consecutivo e a primeira sessão de 2017 teve como destinatários bebés a partir dos quatro meses até crianças com sete anos de idade, no mês de abril.
CB