Fátima, 13 nov 2018 (Ecclesia) – O reitor do Santuário de Fátima presidiu hoje à Missa da peregrinação mensal de novembro, na qual se celebrou a solenidade da Dedicação da Basílica da Santíssima Trindade.
“A celebração da Dedicação de uma igreja é um convite a tomarmos consciência do que significa ser Igreja, uma vez que nos orienta sempre para o mistério da Igreja de pedras vivas que aí se reúne”, disse o padre Carlos Cabecinhas, citado pelo serviço de informação do santuário nacional.
Numa celebração participada por vários grupos de peregrinos, o sacerdote afirmou que “a concessão do título de basílica a esta igreja põe em evidência o vínculo de especial comunhão com a Igreja de Roma e com o Papa”.
“Todos temos consciência das dificuldades deste serviço à Igreja e damo-nos conta das resistências que o Papa Francisco encontra na sua missão, seja dentro da própria Igreja, seja fora”, acrescentou.
A igreja da Santíssima Trindade foi dedicada em 12 de outubro de 2007 pelo cardeal Tarcisio Bertone, então Secretário de Estado do Vaticano e legado de Bento XVI para o encerramento do 90.º aniversário das Aparições de Fátima.
Em 2012, a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos concedeu a este templo o título de basílica.
OC