Fátima, 20 fev 2023 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima celebra hoje a solenidade dos pastorinhos da Cova da Iria, com as celebrações litúrgicas próprias, a partir das 10h00, que preparou com uma novena, um retiro, momentos de veneração aos túmulos e um concerto.
Uma nota enviada à Agência ECCLESIA informa que a solenidade dos Santos Francisco e Jacinta Marto no Santuário de Fátima começa com o terço às 10h00.
Depois, o bispo da Diocese de Leiria-Fátima, D. José Ornelas, preside à Missa, a partir das 11h00, na Basílica da Santíssima Trindade.
O Santuário de Fátima assinala que, no contexto da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 e da visita do Papa Francisco, que canonizou os Santos Francisco e Jacinta Marto, dinamiza várias iniciativas que destacam a espiritualidade e o carisma das duas crianças que continuam a servir de modelo para jovens e menos jovens em todo o mundo.
Francisco e Jacinta Marto, dois dos três pastorinhos das Aparições de Fátima, em 1917, foram canonizados pelo Papa Francisco no dia 13 de maio de 2017, no Santuário de Fátima, tornando-se assim nos mais jovens santos não-mártires da história da Igreja Católica.
“Na escola de Maria, fizeram a experiência de se sentir amados por Deus e procuram amar os outros de todos os modos”, disse o reitor do santuário, o padre Carlos Cabecinhas, este domingo, véspera da Festa dos Santos Pastorinhos, na homilia da Missa, na Basílica da Santíssima Trindade, lê-se no sítio online da instituição.
Desde o dia 11 de fevereiro, o santuário mariano da Cova da Iria promoveu várias iniciativas para celebrar a festa destes dois pastorinhos, como uma novena, um retiro, para jovens entre os 18 e os 30 anos, momentos de veneração aos túmulos e um concerto, o VIII concerto evocativo dos Três Pastorinhos de Fátima, intitulado «O Sopro e a Palavra», pelo Ensemble São Tomás de Aquino.
Francisco Marto e Jacinta Marto eram os mais novos dos sete filhos de Manuel Pedro Marto e Olímpia de Jesus, naturais do lugar de Aljustrel, Fátima.
Francisco nasceu a 11 de junho de 1908 e foi batizado no dia 20 desse mês, na igreja paroquial de Fátima; Jacinta Marto nasceu a 5 de março de 1910, tendo sido batizada no dia 19 desse mês, também na igreja paroquial de Fátima.
As duas crianças começaram a pastorear o rebanho da família ainda muito novos, juntamente com sua prima Lúcia.
São Francisco Marto, “o mais contemplativo dos três videntes”, morreu a 4 de abril de 1918; a sua irmã Santa Jacinta morreu a 20 de fevereiro de 1920, no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, data da festa litúrgica dos videntes.
Francisco e Jacinta Marto foram beatificados por São João Paulo II, em Fátima, a 13 de maio de 2000;
«Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc 1, 39), é o tema da JMJ Lisboa 2023, a edição internacional que se vai realizar de 1 a 6 de agosto na capital portuguesa, e do ano pastoral no Santuário de Fátima.
LFS/CB