Irmã Sandra Bartolomeu salienta que «mensagem muito intensa é perfeitamente atual e extensível a todas as vidas»
Lisboa, 18 fev 2022 (Ecclesia) – Fátima vai celebrar presencialmente o dia litúrgico dos Pastorinhos, este domingo, e considera Francisco e Jacinta Marto “a grande porta de entrada” para espiritualidade Mariana que se vive no santuário.
“O santuário é o lugar do acontecimento, é o epicentro a partir de onde celebramos e disponibilizamos essa festa, que tratamos como solenidade”, disse a irmã Sandra Bartolomeu no Programa ECCLESIA, transmitido hoje na RTP2.
O Santuário de Fátima está a dinamizar desde o dia 11 de fevereiro uma novena, com a publicação de um podcast diário, com uma leitura das memórias e uma meditação inspirada na espiritualidade dos pastorinhos São Francisco Marto e Santa Jacinta Marto.
A irmã Sandra Bartolomeu explica que o podcast, preparado pela Congregação da Aliança de Santa Maria, foi pensado para todas as pessoas, “um público alargado”, e “assenta sempre num aspeto particular” dos dois santos.
“Sendo crianças também nos mostram como podemos na simplicidade viver a radicalidade desta oferta do que somos a Deus pelo bem de toda a humanidade, pelo reino”, acrescentou a freira da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima.
A entrevistada, que integra o Departamento de Acolhimento e de Pastoral do santuário mariano, realça que os pastorinhos são a “grande porta de entrada para a espiritualidade de Fátima, o acontecimento teve-os como grandes protagonistas”.
Neste contexto, sublinha que, olhando para a vida de São Francisco Marto e Santa Jacinta Marto, “tão diversos entre si”, pode-se sempre ver como “viver esta mensagem muito intensa é perfeitamente atual e extensível a todas as vidas”.
Segundo o programa litúrgico, que evoca a memória dos primeiros dois santos de Fátima, os mais jovens não-mártires do santoral católico, está programada uma vigília na noite deste sábado, dia 19, com um momento de veneração aos túmulos na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, e a Missa, no domingo, 20 de fevereiro, é presidida por D. António Marto.
Ainda no domingo, o Concerto Evocativo dos Pastorinhos ‘Rosa immaculata’, às 15h00, com o Coro Ricercare, sob a direção de Pedro Teixeira; Este espetáculo vai ter a estreia absoluta de ‘Canticle of Ecstasy’, de Alfredo Teixeira, e a estreia nacional de ‘Magnificat in five vignettes’, do jovem Miguel Jesus, e ‘Ave Regina Caelorum’, de Paolo Orlandi.
No contexto da pandemia Covid-19 e das suas limitações, a irmã Sandra Bartolomeu explicou que no santuário mariano estão a planear tudo “querendo que seja possível poder voltar a acolher presencialmente” os milhares de crianças, os seus pais, catequistas, educadores para “celebrar, festejar, os variadíssimos aspetos desta mensagem”.
A religiosa que trabalha no Departamento de Acolhimento e de Pastoral do santuário realça que este local é visitado por “pessoas de todos os quadrantes sociais mas também religiosos” e pessoas que “não têm uma identificação religiosa”, com alguma instituição, ou credo específico.
“Levados pelo seu grande desejo de sentido para a vida, reconhecem ali um lugar aberto onde possam escutar-se e escutar algo que transcende o nosso quotidiano e esta dimensão mais terrena do viver”, referiu a irmã Sandra Bartolomeu.
HM/CB/PR