Igreja celebra a festa litúrgica dos Beatos Francisco e Jacinta, este sábado
Fátima, Santarém, 18 fev 2016 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima vai celebrar o dia dos pastorinhos videntes com um programa especial em três momentos distintos com celebração, oração e catequese, apresentação de um livro e um concerto, entre esta sexta-feira e sábado.
“Somos convidados a recordar a entrega destas duas crianças de coração puro e simples, que ofereceram os seus sacrifícios e orações a Nossa Senhora pela conversão dos pecadores e pela paz no mundo”, assinala o Santuário de Fátima.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a sala de imprensa informa que o programa preparado é, especialmente, “direcionado para as crianças, adolescentes, jovens e seus familiares” com momento de oração, catequese, celebração eucarística e termina com um concerto.
Desta forma, esta sexta-feira, realiza-se a Adoração Eucarística Comunitária, na Capela do Santíssimo Sacramento, a partir das 17h30, e, à noite, está programada uma Vigília na Capelinha das Aparições e Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, às 21h30.
Já na festa litúrgica dos Beatos Francisco e Jacinta, este sábado, o convite é começar o dia com a Oração do Rosário, às 10h00, na Capelinha das Aparições, e às 10h45, haverá a procissão para a Basílica da Santíssima Trindade, seguida da Missa com bênção das crianças.
Ainda nesta Basílica, mas às 14h30, é promovido o “encontro com os pastorinhos”, com catequese e rosário.
Outro dos momentos festivos é o lançamento do novo livro que relata “A Missão do Francisco”, um conto da escritora Maria Teresa Maia Gonzalez inspirado na vida e no testemunho de fé dos três pequenos videntes da Cova da Iria.
O livro é apresentado na Casa das Candeias, em Fátima, às 17h00 pelo teólogo do Santuário, Pedro Valinho Gomes, e conta com a presença do bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, que escreveu o prefácio da obra, e com o reitor do Santuário de Fátima, o padre Carlos Cabecinhas.
O Santuário mariano da Cova da Iria termina o dia dos Pastorinhos com o 2.º Concerto Evocativo dos Pastorinhos ‘Ex Ore Infantium’, pelo coro Vox Ætherea, constituído exclusivamente por vozes femininas, sob a direção do maestro Alberto Medina Seiça.
Este recital desenvolve-se num percurso marcado por três momentos que “ressoam a mensagem de Fátima – conversãoo, paz, oraçãoo”, e começa às 21h00, na Igreja Paroquial de Fátima.
CB