Dia 13 de novembro é dedicado à celebração anual da dedicação deste espaço
Fátima, Santarém, 13 nov 2012 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima celebra hoje pela primeira vez a solenidade litúrgica da dedicação da Basílica da Santíssima Trindade, com uma missa presidida pelo reitor, padre Carlos Cabecinhas.
A igreja recebeu o título de basílica pelo decreto de 19 de junho deste ano assinado pelo prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos (Santa Sé), cardeal António Cañizares Llovera.
O documento indicou o 13 de novembro como o dia da festa litúrgica da Basílica da Santíssima Trindade, dedicada em 2007.
O anúncio público desta atribuição foi feito a 12 de agosto, na conferência de imprensa de apresentação da peregrinação internacional.
A igreja tem forma circular, com 125 metros de diâmetro, e é sustentada por um grande pilar que suporta toda a cobertura e evita colunas no interior do edifício, projetado por Alexandros N. Tombazis, arquiteto grego.
Com um volume de quase 130 000 metros cúbicos e uma altura média de 15 metros, a basílica tem uma nave central de aproximadamente 8500 lugares sentados, configurada para duas capacidades diferentes: um primeiro espaço para 3175 pessoas, separado por um biombo, pode ser completamente aberto em caso de necessidade.
“Basílica” é o título concedido pela Santa Sé a algumas igrejas pela sua antiguidade ou por serem centros de peregrinações.
Há “basílicas maiores” e “basílicas menores”, de que são exemplo, em Portugal, a dos Mártires, em Lisboa, a Real, de Castro Verde, e a de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, perto do local onde se situa a igreja da Santíssima Trindade.
A palavra “basílica”, com origem nos termos gregos “basileus” (rei) e basilikos (real), era utilizada em Roma para designar grandes edifícios de reunião, como tribunais e átrios onde se celebravam os contratos.
RJM/OC