Na Festa litúrgica dos beatos Francisco e Jacinta Marto, a 20 de fevereiro
Fátima, Santarém, 20 fev 2016 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima promove hoje o lançamento do livro ‘A Missão do Francisco’, de Maria Teresa Maia Gonzalez, integrado nas celebrações do dia dos Pastorinhos, pelas 17h00, na Casa das Candeias.
Em declarações este sábado à Agência ECCLESIA, a autora destaca o convite à "transformação e à conversão" como "a grande mensagem que Maria deixou em Fátima" e que é também a grande mensagem desta obra,
A obra é baseada num personagem, Francisco, que depois de ler a biografia de Francisco Marto, o vidente de Fátima, envereda por um caminho diferente, de volta à Igreja.
"Ele que tinha deixado de ir à catequese em criança, que tinha deixado as atividades pastorais da juventude, que tinha deixado de ir à Igreja, vem a Fátima com os primos, até contra aquilo que a família pretendia, e começa uma transformaçao na sua vida", conta Maria Teresa Maia Gonzalez.
No prefácio do livro, o bispo de Leiria-Fátima apresenta a obra como "um belo modo de conhecer e transmitir" a mensagem de Fátima, "da repercussão" que ela pode ter, considerando-a uma história "particularmente apta para chegar ao público dos jovens adolescentes”.
D. António Marto destaca ainda a importância da nova publicação no contexto da difusão da mensagem de Fátima com novas linguagens, destinadas a um público cada vez mais heterogéneo.
“Este conto — como aliás a história dos pastorinhos — é bem diferente do género das histórias de detetives e de Harry Potter que tanto seduzem os adolescentes. A narração é de uma experiência viva e tocante que os mudou por dentro de maneira surpreendente e profunda”, desenvolve o bispo de Leiria-Fátima.
D. António Marto assinala que o resultado do livro ‘A Missão do Francisco “não podia ser mais original” para além de ser “envolvente e comovente”: “Eu mesmo me senti envolvido quando li o livro pela primeira vez, de um fôlego", confidenciou.
A nota prévia da autora para explicar que a obra é um conto, narrado por uma adolescente, onde “três jovens do século XXI, atraídos pelo exemplo de Francisco, Jacinta e Lúcia, acolhem e procuram pôr em prática a Mensagem transmitida pela Mãe do Céu, na Cova da Iria”.
Segundo revela Maria Teresa Maia Gonzalez, no início do livro, as personagens Maria do Rosário, Filipe e Francisco vão ser “transformados, não passam a heróis” mas passam a “sentir, pensar e agir de uma forma nova” que vai fazer deles “verdadeiros combatentes pela oração e lutadores incansáveis pela paz”.
“Sobretudo no contexto real das suas próprias famílias, transformação que mudará, para sempre, o modo como se relacionam — consigo mesmos, com Deus e com as outras pessoas”, acrescenta.
Para Maria Teresa Maia Gonzalez, o conto ficcionado ‘A Missão do Francisco’ pode ser um “desafio aos jovens” para conhecerem em profundidade a vida das três crianças-pastores, sobretudo na sua “extraordinária experiência de fé, de coragem e de amor” que “atravessou as fronteiras do país para alcançar o mundo inteiro” e celebra 100 anos em 2017.
D. António Marto considera que a autora “ousou, com génio criativo” falar dos pastorinhos e da mensagem da Senhora de um “modo novo e original” através de um conto que se centra na ”síntese” da Mensagem de Fátima: “Oração, Paz e Misericórdia que cura e salva.”
O novo livro ‘A Missão do Francisco’ tem 93 páginas, as ilustrações são de Inês do Carmo, e vai ser apresentado hoje, pelas 17h00, na Casa das Candeias, em Fátima.
Segundo o gabinete de imprensa do Santuário de Fátima, ainda neste dia mas às 21h00, na Igreja Paroquial de Fátima vai realizar-se o 2.º Concerto Evocativo dos Pastorinhos– Ex Ore Infantium, pelo coro Vox Ætherea, sob a direção do maestro Alberto Medina Seiça.
SISF/CB/HM/JCP
notícia atualizada às 16h51