Jornadas de Conservação e Restauro decorrem em colaboração com Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja
Fátima, 08 fev 2017 (Ecclesia) – O Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja vai promover a 11 de março, em parceria com o Museu do Santuário de Fátima, a segunda de uma série de Jornadas de Conservação e Restauro.
A iniciativa, com o tema ‘Património Recuperado – Boas Práticas no Santuário de Fátima’, tem por base o trabalho de requalificação e conservação levado a cabo na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.
“O objetivo é dar a conhecer ao público em geral os procedimentos próprios dessa tarefa, nem sempre visível, bem como o conjunto de boas práticas implícitas à sua concretização”, refere uma nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.
A jornada vai abordar diversas áreas, como o património edificado, vitrais, pintura, escultura, metais e mobiliário.
Os trabalhos vão ser abertos pelo padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, por Sandra Costa Saldanha, diretora do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, e por Marco Daniel Duarte, diretor do Museu do Santuário de Fátima.
Durante a iniciativa vai ser apresentado o livro ‘Estudo científico da escultura de Nossa Senhora do Rosário de Fátima’.
OC