Protocolo assinado hoje com o Instituto Politécnico de Tomar vai permitir recorrer às mais modernas tecnologias
Fátima, Santarém, 30 mai 2013 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima e o Instituto Politécnico de Tomar (IPT) assinaram hoje um protocolo de cooperação para o estudo científico da imagem de Nossa Senhora de Fátima venerada na Capelinha das Aparições.
O texto do acordo, enviado hoje à Agência ECCLESIA, realça a intenção das duas entidades em estabelecerem “parcerias sinérgicas em prol do estudo, preservação, valorização, divulgação e conservação daquela peça histórica, artística e cultual reconhecida como um dos mais importantes ícones do Catolicismo”.
Para o padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário do Santuário, trata-se sobretudo de cumprir com a “responsabilidade” de “cuidar” de uma imagem que desempenha um papel essencial na “vivência da Mensagem de Fátima”.
“Bem sabemos o significado que a Imagem tem para os devotos de todo o mundo; o presente protocolo visa, assim, permitir o estudo daquele que é o mais importante e precioso património do Santuário de Fátima”, salienta o sacerdote.
Através dos “melhores meios analíticos disponíveis” no Laboratório de Conservação e Restauro do IPT, vai ser possível “proceder a uma análise rigorosa dos materiais e do estado de conservação da imagem”.
O processo vai envolver a utilização de “técnicas fotográficas, macro e microscópicas, deteção de eventuais biofilmes e a análise estratigráfica da peça escultórica”.
De acordo com o protocolo, “serão também utilizados métodos espectrométricos para identificação química dos materiais que compõem a policromia, e métodos tomográficos para visualização 3D da estrutura, que permitem uma análise rigorosa do suporte e respetivo estado de conservação”.
No momento da assinatura do acordo, o presidente do IPT, Eugénio Pina de Almeida, sublinhou os 25 anos de experiência do Instituto na “formação superior, investigação e prestação de serviços em conservação e restauro” e garantiu que os trabalhos vão ser executados com recurso às mais modernas tecnologias.
Neste campo, o IPT conta com o apoio de diversas entidades, como o Centro de Investigação e Desenvolvimento GEOBIOTEC, sediado na Universidade de Aveiro e o Centro de Física Atómica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
A imagem de Nossa Senhora de Fátima, obra do escultor José Ferreira Thedim (1892-1971), foi oferecida ao Santuário em 1920 por Gilberto Fernandes dos Santos, um devoto de Torres Vedras, e colocada para veneração na Capelinha das Aparições.
O protocolo estabelece que quando estiverem concluídos os trabalhos de investigação, “os resultados serão objeto de uma publicação científica da responsabilidade do Museu do Santuário de Fátima e do Laboratório de Conservação e Restauro do Instituto Politécnico de Tomar”.
JCP