Celebração dominical foi presidida por D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda
Fátima, 21 mai 2018 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima acolheu este domingo o 66.ª peregrinação da Família Salesiana, sob o tema “Com Maria até Jesus, Água viva”.
A Missa no recinto de oração da Cova da Iria foi presidida por D. José Cordeiro, bispo de Bragança-Miranda, que evocou a figura de São João Bosco, fundador dos Salesianos, e a sua devoção à Virgem Maria.
“Boa peregrinação com Maria até Jesus, Água viva, e Senhor da Vida toda, da sua conceção à morte natural”, disse o responsável, numa intervenção enviada à Agência ECCLESIA.
Na solenidade do Pentecostes, que encerrou o tempo pascal no calendário católico, o bispo falou do simbolismo da água como “porta da fé pascal”.
“A mesa da Liturgia é desafiante para os peregrinos na água e no fogo. No Ano em que a Família Salesiana tem como palavra inspiradora, a que Jesus dirigiu à mulher Samaritana, faz-nos bem contemplar a água viva que brota de Cristo crucificado, a água viva que jorra para a vida eterna”, observou D. José Cordeiro.
No final da celebração, o reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas, comunicou aos peregrinos presentes no Recinto a nomeação de D. António Marto como cardeal, anunciada esta manhã, pelo Papa no Vaticano.
“Este é, sem dúvida, motivo de alegria, mas é também um desafio e um convite a rezar por D. António Marto, para que Senhor o acompanhe em todos os trabalhos pastorais”, disse o reitor, citado pela sala de imprensa do Santuário.
OC