Fátima, 13 dez 2025 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima recebe o seu “último jubileu” deste Ano Santo de 2025, que é dedicado às pessoas com deficiência e aos seus cuidadores, este sábado, dia 13 de dezembro.
O encontro jubilar prevê uma jornada de “alegria, reflexão, partilha e festa marcada pelo encontro interpessoal e pelo encontro com Deus e ancorada na esperança que dá o tom a este Ano Santo”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
O dia jubilar – mais de 200 pessoas inscritas – oferece um programa com duas propostas complementares: uma dedicada às pessoas com deficiência, cuidadores e outros interessados – com dimensões de reflexão e partilha -, e outra dedicada, especificamente, às pessoas com deficiência psíquica – com um teor mais sensorial.
As duas propostas coincidem nos momentos de acolhimento, às 10h00, no Centro Pastoral de Paulo VI, no convívio ao almoço, às 13h00, e no encerramento, às 17h45, no mesmo lugar, e na missa com que se conclui o programa, às 18h30, na Basílica da Santíssima Trindade, presidida por D. José Traquina, bispo de Santarém e presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana.
“Refletir a Esperança: ser espelho do amor de Deus” é o tema do encontro, que pretende desafiar as pessoas com deficiência a serem construtoras de esperança no nosso mundo, na sociedade e em Igreja.
A organização do Jubileu das Pessoas com Deficiência e seus Cuidadores é do Santuário de Fátima, em colaboração com o Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência, da Conferência Episcopal Portuguesa, e a Associação dos Silenciosos Operários da Cruz.
O encontro acontece dez dias depois do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado a 3 de dezembro.
Neste dia, participará de forma especial na missa das 11h00, na Basílica da Santíssima Trindade, o Grupo da Diferença, que engloba as cinco instituições do concelho de Ourém que dão apoio à pessoa com deficiência, grupo este que estará também particularmente sintonizado com este jubileu.
A Igreja Católica está a celebrar o Ano Santo 2025, o 27.º jubileu ordinário da história, por iniciativa do Papa Francisco, que o dedicou ao tema da esperança, e que está a ser continuado no pontificado de Leão XIV.
O Papa Leão XIV vai presidir ao encerramento deste ano jubilar, no dia 6 de janeiro de 2026; nas dioceses católicas o Ano Santo vai terminar no dia 28 de dezembro.
LFS
