Fátima, 26 fev 2018 (Ecclesia) – O Santuário de Fátima acolhe entre hoje e amanhã o 37.º Encontro Nacional de Guias-Intérpretes, com o mote “Rotas marianas em Portugal”.
O reitor do Santuário de Fátima, o padre Carlos Cabecinhas, dirigiu uma palavra de boas-vindas aos cerca de 40 participantes, que considera “interlocutores muito particulares”, para este santuário mariano.
Em jeito de balanço, o reitor abordou o septenário de preparação e celebração do Centenário das Aparições de Fátima, que se iniciou em 2010 e nos conduziu à celebração festiva do Ano Jubilar de 2017, utilizando três palavras-chave: “memória, gratidão e compromisso”.
“O Centenário das Aparições foi ainda momento de compromisso. Outro aspeto relevante neste ciclo celebrativo foi a sua forte relação à mensagem de Fátima, com as iniciativas centradas na redescoberta, aprofundamento e vivência da mensagem deste lugar. Ficou evidente o impacto de Fátima na vivência cristã de tantas pessoas”, explicou, numa intervenção divulgada pelo site do Santuário.
O padre Carlos Cabecinhas considera que todo esse itinerário “consolidou a internacionalização de Fátima”, ao “sublinhar a dimensão mundial de Fátima, quer como Santuário, quer como mensagem”.
Em seguida, o diretor do Departamento para o Acolhimento de Peregrinos, Pedro Valinho Gomes, falou sobre o tema ‘Maria, a peregrina que (se) faz caminho’.
Na terça-feira, o programa acontece no Santuário de Vila Viçosa, Arquidiocese de Évora.
O Encontro de Guias-Intérpretes tem um caráter anual e âmbito nacional.
OC