Lisboa, 05 mai 2017 (Ecclesia) – A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) associa-se às comemorações do centenário das aparições de Fátima e vai estar hoje na inauguração do marco km 60, em Santarém.
A cerimónia vai contar com a presença do provedor da SCML, Pedro Santana Lopes e do presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
Através da iniciativa «Caminho Seguro», a SCML pretende sensibilizar os peregrinos para “a segurança no caminho, incentivando as pessoas para optarem por troços alternativos, integrados na natureza e mais seguros, longe das estradas e vias principais, como é o Caminho do Tejo, dando ainda a conhecer as medidas de segurança, rodoviárias e outras, a adotar ao longo do percurso escolhido, no sentido da sensibilização, da prevenção e do alerta”, lê-se.
Para apoiar a viagem a SCML desenvolveu o «Kit Peregrino Seguro», distribuído com o apoio das Infraestruturas de Portugal e da Ordem de Malta, nos pontos de partida e passagem das peregrinações.
Em parceria com o Centro Nacional de Cultura e as câmaras municipais de Lisboa, Loures, Vila Franca de Xira, Alenquer, Azambuja, Cartaxo, Santarém, Alcanena, Batalha e Ourém, a SCML sinaliza ainda o “Caminho do Tejo”, através de marcos “miliários” de pedra, colocados ao longo do Caminho, indicando o sentido e a quilometragem em falta até ao destino.
O “Caminho do Tejo” vai estar assinalado por 50 marcos ao longo de 151 kms, de Lisboa à Capela das Aparições, em Fátima.
LFS