Leiria, 15 jun 2018 (Ecclesia) – O Museu de Leiria vai ter patente a exposição temporária ‘As Rosas de Pedro e as Rosas de Maria’ inserida na Festa da Fé, que comemora o centenário da restauração da Diocese de Leiria-Fátima, entre hoje e domingo.
Na mostra vão estar as três Rosas de Ouro oferecidas ao Santuário de Fátima pelos Papas Paulo VI, em 1965, Bento XVI, em 2010, e Francisco, em 2017, lê-se na nota enviada à Agência ECCLESIA.
“A Rosa de Ouro é um símbolo, enviado pelos Papas a soberanos, príncipes, rainhas e outras eminentes personagens, como sinal de particular benevolência ou em reconhecimento de assinalados serviços prestados à Igreja ou a bem da sociedade; também a santuários insignes, igrejas e mesmo cidades que desejam distinguir. É sinal, pois, de fidelidade à Igreja de Cristo e ao Seu Vigário”, pode ler-se na Enciclopédia de Fátima.
A tradição desta distinção está documentada desde o pontificado de Leão IX (1049-1054) mas acredita-se remontar aos finais do século VI ou princípios do século VII.
A bênção das Rosas de Ouro decorre, habitualmente, no Domingo da Alegria, no final da Quaresma.
LFS