Fátima: Responsável do Vaticano para a Cultura vai presidir à peregrinação de maio

Bispo diocesano espera que a presença do cardeal Gianfranco Ravasi sublinhe «dimensão cultural» da espiritualidade cristã

Lisboa, 22 mar 2012 (Ecclesia) – O presidente do Conselho Pontifício da Cultura (CPC), organismo da Santa Sé, vai presidir à peregrinação internacional dos dias 12 e 13 de maio, em Fátima, revelou o bispo da diocese.

D. António Marto refere ao Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC) que o convite ao cardeal italiano D. Gianfranco Ravasi procura “dar importância à dimensão cultural do anúncio, da expressão da fé e da espiritualidade cristã que Fátima representa”.

A peregrinação, acrescentou, pretende despertar a atenção para a fé cristã enquanto “geradora de cultura”.

O bispo de Leiria-Fátima espera também que a presença do cardeal Ravasi contribua para a “descoberta da beleza da fé, a que o mundo pós-moderno é hoje tão sensível, e que resplandeceu também em Fátima, continuando a brilhar e a irradiar”.

“A mensagem de Fátima foi dirigida a uma época marcada por uma cultura ateia e hostil à fé cristã, tendo aberto uma brecha nessa cultura”, acrescenta.

D. Gianfranco Ravasi vai estar a 12 de maio, às 16h00, numa conferência de imprensa a realizar na casa de Nossa Senhora do Carmo, no Santuário de Fátima.

A iniciativa contará também com a presença do bispo de Leiria-Fátima e do reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas.

A abertura da peregrinação internacional será às 18h30, na Capelinha das Aparições.

“A peregrinação de maio é a que tem a dimensão mais internacional e mediática, e nesta ocasião costumamos convidar um cardeal do Vaticano ou de uma nação que tenha particular ligação à mensagem de Fátima ou que esteja a sofrer no testemunho da fé”, explica D. António Marto.

D. Gianfranco Ravasi deve voltar a Portugal em novembro, para participar no encontro que se realizará em Guimarães no âmbito do “Pátio dos Gentios”, estrutura de diálogo entre crentes e não crentes, dependente do Conselho Pontifício da Cultura.

A menos de dois meses da realização da peregrinação, que terá como tema ‘Eis a serva do Senhor’, 65 grupos de peregrinos, de cerca de uma dezena de países, anunciaram junto do Serviço de Peregrinos do Santuário o propósito de participar.

De acordo com o testemunho, reconhecido pela Igreja Católica, das três crianças conhecidas como Pastorinhos de Fátima (Lúcia, Francisco e Jacinta), ocorreram seis aparições da Virgem Maria na Cova da Iria e imediações, uma em cada mês, entre maio e outubro de 1917.

SNPC/OC

Partilhar:
Scroll to Top