Existem 144 estabelecimentos de ensino frequentados por mais de 70 mil alunos
Lisboa, 20 out 2017 (Ecclesia) – Os responsáveis pelas Escolas Católicas em todas as dioceses do país vão reunir-se hoje em Fátima para preparar a próxima assembleia do comité europeu deste setor (CEEC), que vai ter lugar na Eslovénia, entre 2 e 5 de novembro.
Em declarações enviadas à Agência ECCLESIA, Elisa Urbano, do Departamento das Escolas Católicas no Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC), adianta que na agenda do encontro em Fátima estará “o levantamento da realidade atual das escolas católicas em Portugal”.
Uma situação que, de acordo com a mesma fonte, tem sido acompanhada com “preocupação” pelo Comité Europeu das Escolas Católicas (CEEC).
Na mesma ocasião, os responsáveis das várias escolas católicas espalhadas pelo país – atualmente 144 estabelecimentos de ensino frequentado por mais de 70 mil alunos – terão ocasião de “refletir sobre os projetos de formação que estão a ser ultimados para este ano letivo”.
Elisa Urbano destaca o projeto “Ousadias”, que permite apresentar as riquezas e projetos educativos dos vários colégios, de acordo com a sua realidade geográfica e social, ou com o carisma de cada diocese ou instituição religiosa responsável.
“Os encontros já agendados para as diferentes dioceses apresentam várias novidades na forma e no conteúdo” dos projetos, salientou Elisa Urbano, dando como exemplo “o aparecimento das «ousadias júnior», dirigidas e organizadas por alunos das Escolas Católicas”.
A Igreja Católica em Portugal vai promover de 29 de outubro a 5 de novembro a Semana Nacional da Educação Cristã 2017, apresentando o amor como marca distintiva da proposta católica.
JCP