Bispos e responsáveis diocesanos reúnem-se hoje
Lisboa, 04 nov 2014 (Ecclesia) – A Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização convocou bispos e responsáveis diocesanos para um debate “alargado” à volta da “renovação pastoral da Igreja Católica em Portugal”, que decorre hoje, em Fátima.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o presidente daquele organismo, D. Manuel Linda, explica que o objetivo é debater a forma como cada diocese está a aplicar no terreno as propostas que a Conferência Episcopal Portuguesa fez em abril de 2013.
Nessa altura, através de uma nota intitulada “Promover a renovação da Pastoral da Igreja em Portugal”, a CEP chamou a atenção para a necessidade de uma nova “nova mentalidade” na ação eclesial.
Em termos de prioridades, destacou a importância de apostar no dinamismo missionário e no testemunho de uma fé revitalizada, a partir de iniciativas mais consistentes de iniciação e formação cristã.
Neste campo, os bispos portugueses pediam maior atenção para a formação das crianças e jovens, e para o catecumenato de adultos.
Mais de um ano depois, apesar da “notável vaga de fundo de dinamismo eclesial que se gerou”, recorda D. Manuel Linda, são poucos os sinais visíveis do trabalho realizado.
“Nas dioceses e organismos pastorais, certamente se têm trilhado esses rumos, mas, porventura, poderemos estar a falhar quanto à comunhão”, aponta o presidente da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização.
Assim, o encontro em Fátima, entre as 10h00 e as 16h00 na Casa de Nossa Senhora das Dores, pretende dar a todas as estruturas diocesanas a oportunidade de partilharem todas as “experiências” feitas tendo em conta a renovação pastoral pretendida e abrir as portas se possível para uma “pastoral de conjunto”.
D. Manuel Linda espera poder conta nesta reunião “informal” com “os delegados” e “pastoralistas” que colaboraram na elaboração da nota de 2013, e com todos os “responsáveis pelos movimentos e obras de apostolado” que estejam interessados em participar.
A coordenação dos trabalhos estará entregue ao bispo de Aveiro, D. António Moiteiro Ramos, e ao bispo auxiliar de Lisboa, D. José Augusto Traquina.
No final será feita a síntese dos trabalhos e terá lugar uma comunicação do presidente da Conferência Episcopal Portuguesa e patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.
JCP