D. José Ornelas homenageou quem perdeu a vida no exercício da profissão
Fátima, 12 mai 2024 (Ecclesia) – D. José Ornelas saudou esta tarde os representantes dos meios de comunicação, no 58.º Dia Mundial das Comunicações Sociais, evocando os que perderam a vida no exercício da profissão.
“Lembro particularmente hoje e aqui, os cerca de 100 jornalistas mortos em 2023, 70 dos quais na Faixa de Gaza”, indicou, na conferência de imprensa da apresentação da peregrinação internacional do 13 de maio.
“Que a sua coragem ao serviço da justiça e da dignidade maltratadas possam apressar o dia da paz e da reconciliação”, acrescentou.
O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa sublinhou que o Dia Mundial das Comunicações Sociais, que se celebra hoje, é “uma forma de realçar a sua importância, particularmente nestes momentos em que a informação é silenciada, perseguida”.
O reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas, também saudou os jornalistas, afirmando que a sua missão é “absolutamente fundamental”.
“Nunca como hoje precisamos tanto de uma comunicação que seja isenta, verdadeira e que nos ajude a conhecer o que se passa no nosso meio, nos nossos países democráticos, mas também por esse mundo além”, sustentou.
Já esta manhã, milhares de pessoas participaram na Missa dominical, no Santuário de Fátima, onde o reitor da instituição “lembrou os jornalistas e demais profissionais da comunicação”.
Na homilia, o sacerdote explicou que celebrar a Ascensão do Senhor ao Céu é ter a certeza da “presença de Jesus Cristo”.
“Ser cristão implica necessariamente esse encontro pessoal com Jesus Cristo vivo”, acrescentou.
O padre Carlos Cabecinhas destacou que o cristão é aquele que “encontra Jesus, permanece com Ele e se dispõe a segui-lo.
Hoje, todos nós podemos fazer esta experiência do encontro com Ele na Sua palavra, na oração, na comunidade reunida, naqueles com quem vivemos, mas sobretudo na Eucaristia, o modo por excelência da presença viva do Ressuscitado nas nossas vidas”.
O Santuário de Fátima está a receber milhares de fiéis na peregrinação internacional aniversária de 12 e 13 de maio, contando com cerca de 170 grupos inscritos.
A maior parte destes grupos provém de Portugal – 77 -, mas fizeram-se igualmente anunciar, junto dos serviços do Santuário, peregrinos organizados provenientes de mais de 30 países.
O cardeal Juan José Omella, arcebispo de Barcelona, vai presidir às celebrações.
OC
Notícia atualizada às 18h00
Igreja/Media: Dia Mundial das Comunicações Sociais aborda desafios da inteligência artificial